21 abril 2014

Nuvens no horizonte

Campeonato Brasileiro de 2014 tem no equilíbrio o seu principal charme. Dos 20 participantes, pelo menos 7 podem se candidatar seriamente ao caneco e mais uns 2 ou 3 correm por fora. Mas, a primeira rodada do não começou muito alvissareira. De um lado, os efeitos do caso Lusa, ainda não totalmente resolvido e que ameaça a competição, mesmo que remotamente. A CBF parece ter pavimentado a compreensão de que sim, a Lusa errou e a questão está pacificada, mas torcedores do clube ainda teimam em tentar melar o certame. De outro lado, o baixo nível do espetáculo apresentado pelos times. De modo geral, o campeonato de 2014 permanece sob o manto do ano anterior: nivelamento por baixo do padrão técnico, má organização e arbitragem sempre criticada. Nesta primeira rodada, vimos 3 jogos terminarem sem alteração no placar, poucos gols e jogos ruins. As exceções seriam Santos x Sport, que fizeram um jogo movimentado, e o Fluminense, que foi bem contra o frágil Figueirense, ainda que o oponente tenha facilitado o jogo para o Tricolor.
Com a paralisação de 45 dias para a Copa do Mundo após a 9ª rodada, com os parcos investimentos realizados por clubes mal administrados, com a contínua falta de organização da CBF - que teima em não promover avanços necessários, as expectativas são de "mais do mesmo". Ou seja, uma média de jogos fracos com pouco público, times com poucas atrações e figas para não haver um deslize qualquer que arranje confusão. É muito pouco para o "país do futebol".
Dos times da Série A (ou seja, sem a Lusa!), vejo que botafoguenses e coxas-brancas devem ter todas as razões do mundo para ficarem preocupados. Times fracos, com elenco limitado tecnicamente e uma gestão periclitante formam um cenário nada animador para o alvi-negro carioca e para o alvi-verde do Paraná.
O Cruzeiro, atual campeão, pode levar o bi, mas vai ter que encontrar seu melhor futebol, assim como o Galo, que levou a Libertadores meio "na gata" e naufragou feio no Mundial de clubes. Vale dizer que Ronaldinho ainda não voltou a jogar! O São Paulo conta com Muricy para se reerguer, com um elenco até razoável, o que lhe dá boas chances de um bom papel. Os gaúchos também vêm com times respeitáveis, que têm tudo para chegar no G4. O Peixe tem um timinho que pode funcionar. Uma garotada que corre e sabe lidar com a bola. Aquele Cicinho na ala esquerda é um azougue!! E o Flu, que tem um quarteto ofensivo com Wagner, Sóbis, Conca e Fred que insufla temores. Pena que a zaga compromete.
Santos x Sport (Foto: Ivan Storti/LANCE!Press)
O Santos fez uma boa partida, apesar do tropeço.

Nenhum comentário: