18 fevereiro 2013

Libertadores 2013

Começou a Copa Libertadores da América 2013, a 54ª edição do torneio de futebol realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Dela participam clubes das dez associações sul-americanas mais três clubes do México, sendo que o Brasil domina a competição dom 6 representantes, seguido da Argentina, com 5.
Considerada a "jóia da coroa" dos certames sul-americanos, dá vaga para o melhor colocado não-mexicano disputar o Mundial de Clubes de 2013 no Marrocos e o campeão (incluindo equipes do México) ganha o direito de disputar a Recopa Sul-Americana de 2014 com o vencedor da Copa Sul-Americana de 2013. O que significa visualização e possibilidade de patrocínios. Durante o mês de junho a competição será interrompida após a disputa das quartas-de-final para a realização da Copa das Confederações no Brasil.
Uma novidade apresentada para esta temporada é a bola da competição, intitulada "Maxim", que também será utilizada no Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20 de 2013, é a mesma que já fazia parte dos campeonatos espanhol, inglês e italiano.
Com relação ao regulamento, pela primeira vez o acúmulo de três cartões amarelos renderá suspensão automática aos jogadores - o que já não era sem tempo.
A primeira rodada já deu vazão às surpresas. Começando pelo Grêmio, que investiu um caminhão de dinheiro para montar um time que, em campo, ainda não se achou. Levou uma piaba do chileno Huachipato em plena Arena tricolor. Um revés que pode custar caro ao tricolor gaúcho, pois além de perder o jogo, mostrou que o time não tem coletivo. Luxeba vai ter que botar o time para jogar no Gauchão para dar estofo.
Já o Tricolor, o time da camisa mais bonita do Brasil, quiçá do mundo, saiu de campo como um dos visitantes que amealharam 3 pontos ao bater o Caracas com gol solitário do artilheiro Fred. Um dos favoritos para desbancar o Curíntia, o Flu mostrou o mesmo sangue-frio que o caracterizou no ano passado.
Enquanto isso, o desacreditado Palmeiras fez valer seu mando de campo e garantiu os 3 pontinhos obrigatórios. Nada mais que a obrigação... E o Galo, também cotado para as cabeças do certame, abotoou os Bambis em jogo que Ronaldo Gaúcho aproveitou a bobeira da zaga paulistana para fazer abrir o placar. Outro que desapontou a torcida foi o Boca Juniors, que, mesmo com o retorno de Bianchi ao comando da equipe, levou uma invertida do Toluca em plena Bombonera, largando mal no Grupo 1. Conhecido como Mister Libertadores, o treinador mais vitorioso da história da competição terá Riquelme e o ex-corintiano Martínez para tentar impedir o que seria a maior sequência do Brasil - 4 campeonatos seguidos.
Não acredito no Boca, que ano passado já mostrou um futebol decadente. Mas, veremos... Acho que os favoritos vão se concentrar nos brazucas Flu, Curíntia, Galo e Bambis. O resto é figurante.
Atuação de Deco diante do Volta Redonda animou Abel Braga Foto: Photocamera / Divulgação
O maestro Deco é uma das armas do Tricolor.
Foto: Photocamera

Um comentário:

Anônimo disse...

Se o gremio perder pro flu e huachiopato ganhar do caracas adeus gremio