17 novembro 2012

Vale a pena ter Neymar?

A pergunta acima pode parecer uma bobagem. Afinal, que time não quereria ter um Neymar? Um craque de primeira grandeza, um moleque travesso com a bola nos pés, um artista indomável que cria infindáveis obras de arte em campo. Bem, não se findam os elogios para caracterizar quão bom o magrelo de cabelo espevitado é bom de bola. Mas, como nada é de graça, qual é o preço de ter um jogador como Neymar?
Vejamos...
Primeiramente, claro, tem o salário do cara. Não pode ser baixo, senão alguém vem, paga mais e leva. E como faz para pagar um salário suficientemente alto? A artimanha utilizada pelos clubes é dividir o "salário" do chamado "direito de imagem", que é um eufemismo para salário, tentando escapar da legislação. Aparentemente, não tem dado muito certo, pois na hora de reclamar os atrasos, essa parte tem sido considerada como integrante do salário e os clubes acabam se dando mal do mesmo jeito. O dinheiro vem do clube mesmo ou de uma empresa parceira que o banque - ou seja, de todo jeito, vem do clube, certo? E se o clube gasta muito com um dos atletas, como faz para pagar os demais? Ou seja, no caso concreto, paga uma grana federal para o astro e os demais ganham menos. Há uma justiça, já que o craque joga mais, chama público e angaria torcedores, mas há que se considerar a tal da inveja, que por vezes assombra os vestiários. Vide o caso de Ganso no Peixe.
Enfim, o clube gasta uma soma considerável para manter o astro no elenco. E é um esforço monumental, convenhamos. Uma despesa que poderia contratar, quem sabe, uns três jogadores bons, não craques, mas bons. Por exemplo, com a grana que se paga o Neymar, o Peixe poderia contratar, digamos, um bom lateral, como o Wallace, do Flu, um bom meiúca, como o Paulinho do Curínthia, e um bom armador, como o Jean, do Flu. Certo que nenhum destes faz chover, como Neymar, mas não dariam um melhor equilíbrio ao time?
Há uma outra questão que também deve ser posta na balança: Seleção Brasileira. É certo que Neymar vestirá a amarelinha com frequência, ou seja, desfalcará o time de branco. Portanto, mesmo tendo o craque no elenco, o time não poderá contar com ele em certos momentos, o que, de fato, ocorreu neste ano e ocorrerá por muitos outros.
Ou seja, também sai caro manter um astro da magnitude de Neymar no elenco. E não só financeiro. Exige um baita planejamento para lidar com essa situação, o que não é exatamente uma tradição nos clubes brasileiros. Demanda um brutal esforço de marketing, de convencimento de investidores, de vender o clube a quem possa e queira comprar, por exemplo, espaço em camiseta.
Tenho cá prá mim que o Peixe, até agora, lidou bem com o caso Neymar. Manteve o guri, valorizando seu passe e utilizando sua imagem para angariar torcedores e investidores. Mas, chega um momento em que o esforço já não compensa e é hora de usar outra estratégia. O Santos não resiste muito mais tempo ao assédio europeu. É questão de tempo para Neymar bater asas. O que será salutar para ele, por ganhar cancha entre os melhores, e para o clube, que faz um caixa considerável para investir em outras joias. Se é que tem planos para isso...
Neymar vale a pena?

Nenhum comentário: