01 setembro 2011

Aquarela brasileira

O Brasileirão 2011 continua cheio de nuances, reentrâncias e saliências. São muitos os matizes que colorem o certame...
Para os corintianos, a vida ficou cor-de-rosa! O time ganhou na raça do tricolor dos pampas e manteve-se na dianteira, abrindo dois pontos de vantagem para o segundo colocado. Com isso, Tite ganha sobrevida no Parque São Jorge - o que não é necessariamente bom, mas, enfim...
Vaishco e Buátafogo andam em brancas nuvens, subindo na tabela com as vitórias sobre Ceará e Parmêra, respectivamente. O time da Colina até dá esperanças à torcida de que pode se manter na luta pelo G4, sonhando com o caneco. No Time da Estrela Solitária, o destaque é o bom futebol de Renato, aquele meiúca contemporâneo de Diego e Robinho no Santos. Com ele, o alvi-negro carioca dominou o Parmêra, enfiou 3 e assumiu a terceira posição.
Tudo azul para Flu, Figueira e Atlético Goianiense, que ganharam seus embates e sobem no bloco intermediário. O Figueira surpreendeu o Cruzeiro em território mineiro e confirmou sua boa fase - e a fragilidade do time de Joel Santana, que teima em não funcionar fora do Rio. O Flu, mesmo sendo prejudicado pela arbitragem, superou os Bambis em pleno Morumbi e subiu 3 posições na tabela. O destaque do Tricolor foi Fred, que voltou a jogar o bom futebol que sabe. E Lanzini, que amadurece com a camisa mais bonita do Brasil, quiçá do mundo! O esquema armado por Abelão matou a meiúca do São Paul, anulando o toque de bola que privilegiava a velocidade de Dagobelho e Lucas. Com isso, Fred atuou de peão, fazendo as tabelas com os armadores e apareceu bem no jogo.
O alerta vermelho apareceu para Inter, Cruzeiro e Coxa, que despencaram na classificação. O Inter deixou o Peixe empatar heroicamente em pleno Beira Rio, decepcionando sua torcida! O Cruzeiro perdeu o encanto de outrora e segue oscilante. O Coxa também não consegue engatar a marcha e o viço da Copa do Brasil não se repetiu no Brasileirão. Até Edson Bastos, outrora incensado como indevassável, vai amargar o banco de reservas devido a consecutivas falhas na baliza verde-e-branca.
Céu cinzento para Peixe, Ceará e Grêmio, tão próximos da ZR. Antes tido como "o" time do país, o Santos tem dificuldades para encontrar seu futebol de encanto e magia. Parece que a varinha mágica de Muricy, Ganso e Neymar broxou. O Grêmio também oscila e, mesmo tendo ganho do arqui-rival, não consegue manter os bons resultados. Apesar da superioridade numérica em campo, o tricolor dos pampas não foi capaz de superar a retranca do Curíntia, ainda que jogando melhor.
Preta é a situação da ZR. Bahia, Galo, Furaquinho e América Mineiro continuam sérios candidatos à segundona 2012! O Trétis já deu adeus a Renato Gaúcho, que resolveu criticar tudo e todos, em arroubo de sinceridade. Por trás de tanta verborragia, parece estar a brecha para voltar ao Rio, já que Ricardo Gomes não retorna tão cedo ao comando de uma equipe. O Galo, mesmo ganhando do xará paranaense, não mostra sinais de que poderá reagir - falta time!

Nenhum comentário: