03 agosto 2011

Estatísticas

Nessa altura do campeonato, vale a pena começarmos a observar certos números (as "estatísticas") para termos alguma noção de fatos que passam desapercebidos no cenário geral.
Por exemplo, se analisarmos as 'roubadas de bola', vemos que os líderes são os que mais desarmam. Corínthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco estão entre os seis times que mais conseguem desarmar. E na parte de baixo, vemos que Atlético-PR e Avaí têm dificuldades nesse quesito. Obviamente que isso não quer dizer que saber roubar a bola é sinônimo de time bom, mas é interessante notarmos essa relação, já que um time aplicado em campo tende a marcar o adversário com afinco, resultando em alto índice de roubadas de bola.
Outro índice interessante de se notar é a diferença entre os andares de cima e de baixo. Entre o 5º e o 17º temos 13 pontos, fato inédito nos pontos corridos nessa altura do campeonato. Uma interpretação possível é a 'elitização' do certame. Ou seja, as diferenças entre os times seriam significativas o suficiente para notarmos o descolamento precoce do grupo de cima do grupo de baixo.
Penso que esse cenário ainda deve mudar bastante, pois o Peixe, time considerado por muitos como o melhor do certame está lá na rabeira, fato inusitado. É de se esperar a reação dos comandados de Muriçoca, já que time não falta para disputarem o caneco, pois Ganso é [para ser] o cérebro que dita o jogo e Neymar é o craque das jogadas individuais. Até mesmo o Trétis pode reagir, embora eu ainda ache que o elenco precisa melhorar. E o Corínthians, embora venha desempenhando um bom papel em campo, deve arrefecer o ritmo - Tite não é confiável. O Framengo, sim, vem bem e tem time para se manter nas cabeças. O Vaishco, embora viva um bom momento, tende a voltar à parte intermediária - afinal, Diego Souza e Felipe não são o que podemos chamar de craques decisivos. Acredito ainda que os Bambis podem voltar a figurar na foto se derem uma embaladinha. Coxa e Inter também prometem subir de rendimento. O verde-e-branco pelo conjunto, que mostra harmonia dentro das 4 linhas. E o Inter pelos talentos individuais, junto com um bom conjunto. E torço (claro) para o Flu se acertar, pois é outro time que tem potencial para subir na tabela, precisando se livrar dumas tranqueiras que não rendem e outros bichados que vivem no DM. E é capaz até do Cruzeiro voltar a subir se botar um comandante decente no banco.
Em 137 jogos, já tivemos:
  • 440 gols (286 dentro da área, 40 fora da área, 24 de pênalti, 9 de falta, 74 de cabeça e 7 contra);
  • o placar mais repetido é, claro, o 1x0 (27 vezes);
  • as maiores goleadas foram dois 5x0 (Palmeiras 5 x 0 Avaí e Corinthians 5 x 0 São Paulo);
  • o gol mais rápido foi o de Jorge Henrique em cima do América-MG (aos 28seg de jogo);
  • e tivemos 704 cartões amarelos (5 por partida é demais) e 36 vermelhos.

3 comentários:

Eu disse...

Meu querido batera pó de arroz...alguns números que você deixou passar...desapercebidamente tenho certeza:

PRIMEIRO LUGAR EM GOLS FEITOS: FLAMENGO COM 27 GOLS

PRIMEIRO LUGAR ME PASSES CERTOS: FLAMENGO COM 5033 PASSES

PRIMEIRO LUGAR NA ARTILHARIA: FLAMENGO COM RONALDINHO GAÚCHO COM 9 GOLS

PRIMEIRO LUGAR EM MENOR NÚMERO DE CARTÕES AMARELOS COM 32 CARTÕES

Rômulo Viel disse...

Dados irrelevantes...

Add A Website Premium Directory disse...

Nice And Great Blog Thanks For The Good Info Keep The Great Work