29 abril 2011

Internacionais

Na Europa, a Champions League teve uma rodada de gala com o clássico espanhol, onde o Barça, mais uma vez, levou vantagem. Marcando ferrenhamente, a ponto de abdicar do ataque por certos momentos, o Real Madrid praticou um futebol digno da era Dunga. Aliás, nunca vi o time merengue dar tanto pau. O tal do Pepe foi merecidamente expulso por uma solada em Daniel Alves mas, mesmo assim, os atletas de branco acusam o Barça de ser um time de chorões. Porém, o que se viu foi um Barcelona tocando a bola (72% de posse) contra um Real Madrid querendo apenas contragolpear, usando até de rispidez para parar as jogadas. Mourinho, um tremendo retranqueiro, culpa a arbitragem por sempre acabar com 10 jogadores em campo, quando a causa pode muito bem ser outra: a falta de controle dos merengues. Cruyf e Di Stéfano têm razão nas críticas ao clube da capital espanhola. Messi marcou os 2 gols e saiu aclamado de campo - de novo. Mesmo os argentinos mais desconfiados, que cobram atuações similares do baixinho vestindo a alvi-celeste, rendem-se à categoria daquele que vem para ser o maior ícone do futebol em tempos modernos - embora eu ache que o Ganso, na Europa, rivalizaria com o hermano. O Barça, hoje, é "o" time, que toca a bola com maestria e conduz o jogo ao seu sabor, reduzindo bastante as chances do adversário tentar algo. Com uma meiúca sólida e talentosa, aliada a um ataque rápido e criativo, juntos a uma zaga confiável, fica difícil bater os catalães.
Na Libertadores, o Peixe bateu o América do México com uma boa atuação da dupla Neymar/Ganso - este, aliás, marcou o gol da vitória. O Santos, além desses dois craques, tem Arouca, que joga muito, Danilo, que vem se revelando outro bom valor, e Elano, outro bom jogador! Se conseguir resolver o problema da zaga fraca, o Peixe atropela.
Quem vem desembestado é o Cruzeiro. Ganhou mais uma e segue sendo o melhor da Libertadores. Só o alvi-celeste mineiro e o Libertad se mantiveram invictos, mas o time paraguaio pegou uma chave baba. Desta feita, a vítima cruzeirense foi o Once Caldas, que levou uma piaba em casa e fica em maus lençóis para o jogo da volta.
O Inter comemorou o empate com o Peñarol lá no Uruguai, que pode significar um jogo mais fácil no Beira-Rio. E o empate soa ainda melhor sabendo que o arqui-rival levou uma invertida do Universidad Católica em pleno Olímpico! Que houve com o "Imortal"? Fez bem em dispensar o complicado Carlos Alberto, mas não reencontra o bom futebol.
No Engenhão, tudo pronto para mais um jogo do time da camisa mais bonita do Brasil, quiçá do mundo, times em campo, bola no meio... Êpa! Cadê a luz? Pois é... Mais uma vez, no principal estádio brasileiro, palco escolhido para jogos internacionais, Copa do Mundo em 2014, falta luz no momento do jogo. Como pode?? Só no Rio mesmo para ter esse tipo de esculhambação... Bem, o jogo, como não podia deixar de ser, foi de um tempo na quinta e outro na sexta. O Flu começou bem e marcou logo aos 3min, mas assumiu uma postura passiva, quase indolente, que foi castigada com o gol de empate dos paraguaios, que estavam mandando no segundo tempo. Aí a sorte resolveu sorrir para o Tricolor, que achou dois gols, mesmo apático, e fechou a conta nos 3x1, garantindo uma folga confortável para o jogo da volta! Ufa!

Nenhum comentário: