05 maio 2011

Quarta-feira de cinzas

Só cinzas sobraram dos brazucas que jogaram ontem na Libertadores. Impressionantemente, dos 5 times até então classificados, apenas o Peixe segue na competição, após assegurar a vaga com o empate da terça. E pensar que os brasileiros eram os favoritos... Depois de ter o Corinthians eliminado na fase qualificatória, Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Internacional deram adeus nas oitavas, sacramentando a pior participação das equipes nacionais na principal competição sul-americana neste século XXI. Desde o ano de 1994, o País não era representado por apenas uma agremiação na fase quartas de final.
O Grêmio foi o que menos sofreu, pois entrou em campo com 7 desfalques e precisando reverter o placar da primeira partida, quando perdeu de 2x1 em pleno Olímpico. Com baixas expectativas, a torcida já sabia que viria fumo - o que se confirmou em campo, com um futebol pouco entusiasmado do time brasileiro. Tendo a classificação encaminhada pelo resultado do primeiro jogo, os chilenos cozinharam o jogo com um toque de bola refinado, demonstrando maturidade e equilíbrio para fazer o tempo passar sem correr riscos. Com um ataque desentrosado (Junior Viçosa e Lins), o ataque gremista não conseguiu perfurar a defesa chilena. Renato veio com as desculpas de sempre, mas o fato é que o tricolor dos Pampas perdeu a verve. Prepara a lista de dispensas e busca contrata;óes, como o atacante argentino Ezequiel Miralles, jogador de 27 anos, que está no Colo-Colo (CHI) e deve custar uns R$ 2,4 milhões para vestir a camisa azul do RS.
O rival Colorado não teve melhor sorte. Pior, foi eliminado em casa, de virada, jogando na vantagem! Levou dois gols relâmpago e ficou de mãos abanando. Falcão, assim, experimentou diversas sensações em 20 dias de Beira-Rio! Ganhou título, perdeu a invencibilidade, foi eliminado de uma importante competição... E, para quem jogou com a camisa vermelha, a sensação é ainda maior. Esperava-se muito mais do Inter, que saiu na frente e desenhava uma noite de glória para sua torcida. Mas a dormida no início do segundo tempo desnorteou o elenco, que pressionou os uruguaios mas não chegou a balançar o barbante pela segunda vez. Era mais um time brasileiro se despedindo da Libertadores, que ainda teria mais surpresas...
O Cruzeiro, melhor time da Libertadores, pegava o pior, o Once Caldas. Jogando em casa, como relógio a favor, a Raposa era franca favorita. Mas, numa jornada ruim, fatal num mata-mata, o time de Belzonte viu sua campanha impecável ruir em 90min. Expulso em 30min de jogo, Roger admite que prejudicou sua equipe. Mas, reconheçamos que o Cruzeiro esteve longe daquele futebol que praticava na competição e foi dominado pelo time colombiano. E ainda teve o papelão de Cuca, que agrediu Rentería à beira do gramado de forma lamentável. Perdeu o jogo e a compostura.
E, para piorar o cenário futebolístico, o Fluminense, time da camisa mais bonita do Brasil, quiçá do mundo, jogou apaticamente contra o Libertad e voltou para casa amargando uma eliminação precoce. E isso tudo presenciado por torcedores que fretaram voo, lotaram churrascaria e invadiram o Paraguai. Um balde de água fria na empolgação Tricolor... Ainda que culpemos Berna pelo primeiro tento paraguaio, ainda que responsabilizemos Fred pelo gol perdido na cara da meta adversária, o fato é que a equipe não jogou bem - e não vinha jogando bem! Ficou acuada em seu campo, reticente em jogar, em impor o toque de bola. Muito disso, penso, se deve à falta de personalidade do time em campo, reflexo direto do interino, que também demora a mexer no time quando este precisa reagir e mudar o jogo. Veremos agora, com a "limpa" que rolará nas Laranjeiras, o que sobra do time.

PS: que me perdoem os atleticanos, mas o Coxa está sobrando. Encaçapou o Parmêra com um estrondoso 6x0 e confirmou a ótima fase, completando 24 vitórias consecutivas com um desempenho acima de qualquer suspeita. O Coxa, hoje, olha todo mundo de cima.

Nenhum comentário: