14 abril 2010

Era uma vez um sonho...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu nesta quarta-feira, em Assembleia Geral, o que todo mundo já sabia: a Taça de Bolinhas será entregue ao São Paulo. A entidade reconheceu o título brasileiro de 87 do Sport e o Framengo acaba com o chororô, ficando sem o troféu - como era de se esperar. A polêmica terminou. Será??
A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Em 1987, a Copa União, o primeiro campeonato nacional organizado pelo Clube dos 13, o Flamengo foi campeão do Módulo Verde (correspondente à Primeira Divisão) e o Sport venceu o Módulo Amarelo (Série B). O regulamento da competição previa o cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada módulo. Porém, Flamengo e Inter (campeão e vice do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani (campeão e vice do módulo amarelo). A CBF declarou o clube de Recife campeão, decisão confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal. Campeão brasileiro no ano passado, o Fla contabilizava este como sexto título.
A despeito do absurdo, temos que concordar que a regra de 1987 era clara e todo mundo concordou com o regulamento antes do certame começar. A recusa de Inter e Framengo, embora até soe razoável, feriu as regras estabelecidas e, portanto, a decisão de entregar o título de 87 ao Sport é correta.
A pergunta que fica é: será que isso faz parte da estratégia de Teixeira para atacar Juvenal Juvêncio do São Paulo? Veremos...

3 comentários:

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Isso até aparecer um presidente da CBF que seja pró-Gávea. Mas concordo que por mais absurdo que o regulamento seja, ele tem que ser cumprido. Na Copa João Havelange (homologado como campeonato brasileiro de 2000) o Vasco cruzou com o clube que veio da 3 divisão. Mas a Taça é do São Paulo, até fazerem uma nova para o Flamengo quando resolverem rever a decisão.

Anônimo disse...

A CBF foi coerente com o erro que comete desde 1987 e anunciou que entregará a Taça das Bolinhas ao São Paulo.
E dará a chance para Juvenal Juvêncio recuperar-se de seu maior erro, pois ele sabe como poucos que o Flamengo é o primeiro pentacampeão brasileiro.
Quem sabe ele não se recupera, pega a taça e a entrega para Patrícia Amorim?
Seria mais uma tapa de luvas (de boxe) na CBF.