08 fevereiro 2010

Robinho

O assunto do final de semana foi a volta de Robinho ao time que o revelou, já que nos demais certames prevaleceu a monotonia...
O Coxa mantém os 100% no Paranaense e alguns chegam a acreditar que o time é bom, mas, para sabermos, teremos ainda de ver o time jogando contra alguém importante. Até agora, só baba.
No Rio, aquela lenga-lenga de sempre: os 4 grandes farão as semifinais da Taça Guanabara - que é o primeiro turno com um nome chique. Tanto que Framengo e Flu entraram com o time C para cumprir tabela, enquanto o Vaischo, já classificado, empatava com o Madureira e o Buátafogo tratorava o adversário. As semifinais serão Fra x Fogo e Flu x Vaishco. Minha aposta: final clássico Vovô!
Em Sampa, outrora Terra da Garoa, atual Terra da Enchente, o clássico SanSão movimentou o noticiário. A volta do filho pródigo, emprestado para 'retiro', despertou o interesse geral. Não é para menos... Em ano de Copa do Mundo, essa volta de Robinho aos noticiários pretende manter acesa a esperança dele de ser chamado por Dunga. E ele precisa mesmo apelar para o efeito marqueteiro, pois ainda deve futebol.
E o Santos parece ser um aambiente dos mais favoráveis para que o mercenário jogue bola. Conhece o clube, identifica-se com a torcida, é ídolo da 'garotada' do Peixe... Enfim, tudo que o ego anabolizado do jogador precisa, ele deve encontrar na Vila Belmiro. Se não passar da conta, deve funcionar. E o resto do time colabora. Convenhamos, Neymar, Ganso, Arouca (que teve boa escola) e Wesley formam um elenco respeitável. Se Robinho jogar o que sabe, o Peixe se torna, virtualmente, favorito a qualquer título que dispute, apesar da defesa ainda precisar de ajustes. Não que o time da baixada santista tenha massacrado os Bambis, longe disso. Foi um jogo razoavelmente equilibrado, com o time praiano um pouco superior. O tricolor do Morumbi foi perigoso em vários momentos e poderia ter até desempatado o jogo. Marcelinho Paraíba sabe jogar, embora seja meio mascarado, Hernanes ainda joga bem, Washington sempre pode marcar o seu e mesmo Dagobelho pode colaborar. Porém, coube ao astro do dia o desenlace em um gol emblemático em um retorno perfeito: um toque de letra, a fim de mostrar que ele tem como contribuir. Fosse um gol banal, como uma cobrança de penalidade máxima, não teria a mesma repercussão. De qualquer jeito, foi uma vitória contra um time grande, o que evita a suspeita sobre o potencial do time. Mas, cabe lembrar que, quando ele estreou no Real Madrid, entrando também no segundo tempo, arrebentou da mesma forma e, depois, sumiu.
Os mais empolgados já acham que o Santos é o favorito ao caneco nacional, o que ainda é cedo, muito cedo, para afirmar. Além de precisarmos ver se o time jogará bem mesmo, temos de considerar que o Brasileiro é longo e o clube não deverá segurar Robinho, Neymar e Ganso até o final. Muita água ainda rolará. Outros exaltados, como os antigos craques do Santos, já pedem Neymar na Seleção. E acho que lá ele não joga. Bunga já tem a equipe quase fechada e não acredito que a modifique para a entrada do jovem talento. Aliás, falando em Seleção, RGaúcho já voltou a jogar o 'mais ou menos', atenuando a pressão para que seja relacionado para a Copa. A pá de cal foi a previsão do emérito pé-frio Pelé, que aposta em Kaká, Robinho, Luis Fabiano e Ronaldinho no setor ofensivo da Seleção Brasileira.
O Corinthians também está com um bom futebol para início de temporada, mas a preocupação do clube é a Libertadores, assim com a do São Paulo. O Palmeiras ainda se acerta e corre atrás de reforços. Teve muitos problemas para bater o Bragantino por 3 a 2. Ponte Preta e Botafogo surgem como as forças do interior que devem brigar por uma vaga nas semifinais até o final do campeonato.

Nenhum comentário: