07 dezembro 2008

Acabou.

Gostemos ou não, os Bambis fizeram por merecer a conquista. Depois do inédito penta, veio o inédito hexa e o inédito tri consecutivo. Os Bambis estão com tudo e estão prosas. Ao contrário de Grêmio e Palmeiras, o tricolor do Morumbi não pipocou quando teve de mostrar força e manter o ritmo. E a tal da 'boa administração' do clube também ajudou. Assim como o perfil obstinado e sério de Muricy Ramalho, que se fixa definitivamente como estrela no céu de grandes treinadores brazucas. Três títulos consecutivos, só ele e o Minelli.
Verdade que o São Paulo acabou levando o caneco com um gol em impedimento, no último jogo. Mas o Goiás também ficou devendo na força ofensiva, o que facilitou a tarefa tricolor, que dominou o jogo.
Vexame foi o jogo de mão cheia do Framengo - tomou de 5 do Furaquinho. E isso que o time ainda queria uma vaga no G-4. Com esse timeco, nem Sulamericana merecia...
O Vaishco foi à Segundona. Uma pena. Mas nada que justificasse o fiasco do torcedor vascaíno que quis aparecer na queda do clube. Não se jogou da marquise e ainda apanhou da polícia. Bem feito.
O saldo do torneio, a despeito de uns poucos
detratores dos pontos corridos, como o Noronha, o 3D e o Coxinha, é um Brasileirão disputado até o fim, palmo a palmo, em vários níveis. Isso se deveu, basicamente, ao equilíbrio entre as equipes. Pena que esta igualdade foi devida à escassez de bons jogadores. É o tal do nivelamento por baixo.
Para termos uma noção dessa dificuldade, basta dizer que dentres os destaques do torneio não temos um atacante de destaque no futebol mais invejado do mundo. Temos meiúcas como Hernanes, Alex e Ramires. Temos zagueiros como Thiago Silva, Miranda e André Dias. Mas os atacantes se restringem ao amarelão Dagoberto, ao oscilante Nilmar, ao inconstante Keirrison...
Enquanto os clubes mantiverem a estrutura amadora dirigida por gente pouco séria; enquanto os clubes não aprenderem a lidar com o 'marketing' como elemento de renda dos clubes; enquanto os clubes não tiverem planejamento de longo prazo; enquanto o jogador for um completo alienado, nunca alcançaremos um nível suficientemente competitivo para arriscar alguma chance de manter um padrão melhor de jogadores aqui no país.

Fluminense Fluminense 1 x 1 Ipatinga Ipatinga

Maracanã
Grêmio Grêmio 2 x 0 Atlético-MG Atlético-MG

Olímpico
Goiás Goiás 0 x 1 São Paulo São Paulo

Serra Dourada
Santos Santos 0 x 0 Náutico Náutico

Vila Belmiro
Atlético-PR Atlético-PR 5 x 3 Flamengo Flamengo

Arena da Baixada
Sport Sport 4 x 3 Coritiba Coritiba

Ilha do Retiro
Vasco Vasco 0 x 2 Vitória Vitória

São Januário
Figueirense Figueirense 3 x 1 Internacional Internacional

Orlando Scarpelli
Cruzeiro Cruzeiro 4 x 1 Portuguesa Portuguesa

Mineirão
Palmeiras Palmeiras 0 x 1 Botafogo Botafogo

Palestra Itália

Um comentário:

BRASA disse...

O Framengo abriu o bico. Acredito que tenha ficado com medo da sua torcida. No mínimo, abalado.
Assim, escapou o Atrético e o vasco foi.
A exemplo do Curínthans, não devem mais ter problema de audiência televisiva em 2009.
O São Paulo foi mais regular. O Grêmio PERDEU este campeonato nas bobagens que fez na reta final...
Futebol nem sempre é assim, ganhou o menos ruim !!!!!!