04 novembro 2007

E agora, José?

Definido o campeão de 2007, resta acompanhar a briga pelas vagas da Libertadores e ver quem escapa da degola.
Os Bambis são merecidamente campeões brasileiros pela quinta vez, feito inédito que lhes dá o direito de levar para o Morumbi o troféu de forma definitiva, apesar do chororô flamenguista. A CBF não reconhece o Framengo como campeão de 87 de forma acertada, a meu ver. Verdade que o time de 87 até merecia levar o caneco, mas se recusou a jogar a partida final como definia o regulamento aceito por todos, apesar de contestado pelo Clube dos 13. Aí, como regra tem de ser obedecida, o Sport foi declarado vencedor. Agora, na base da malandragem típica dos cariocas, a Diretoria rubro-negra manda uma carta diplomática ao Morumbi solicitando que o time paulista ceda o troféu à Gávea. Boa piada, não? Alguém consegue adivinhar a resposta da Diretoria são-paulina?
Na briga pela Libertadores, é surpreendente a reação do Framengo. O time embalou, usando o Maraca como reduto, e tem despertado o ânimo da torcida, essa massa ridícula. O difícil é agüentar as balelas do Joel Santana, achando que ele é o diferencial. O pior é que tem gente que acredita. Ainda bem que o Cruzeiro botou o time da Gávea no bolso e mostrou que ainda falta muito para o Framengo poder achar que tem chance de algo.
O que tem ajudado o Mengo é que os concorrentes (Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Peixe) têm vacilado constantemente, permitindo um suspiro rubro-negro. A rigor, não há espaço para um timeco desses, que conta com Obina como referência! Tenham dó!
O Grêmio foi me perder uma partida imperdível, pro Figueira, em casa! Acho que o time se abalou nos "finalmentes", quando viu que era muito limitado. No jogo contra o Trétis, no qual perdeu no campo e saiu no braço, o tricolor gaúcho já dava mostras de nervosismo.
O Parmêra nem parece que disputa a vaga. Basta sair de casa para o time apanhar. No Recife, não soube segurar o Sport e nem atacar, parecendo um time atônito, em entender o que se passava. Nem Valdívia jogou. Depois de perderem no primeiro turno, perderam também no segundo para o time pernambucano. E saíram do G4.
Também o Peixe vacilou. Não soube segurar o placar e deixou o Galo emaptar, perdendo a chance de disparar na vice-colocação. Teve forcas para virar o placar, mas bobeou na marcação. Mais uma vez, Pet não esteve bem.
O Curíntia segue respirando, para alívio da Fiel, quem vem roendo as unhas no Pacaembu! Empatou no finalzinho com um gol salvador de Finazzi! Aliás, esse cara tem feito gols importantes. É, digamos, "rústico", mas tem feito gols. O Trétis não conseguiu segurar o Timão, mesmo com o time paulista tendo dificuldades para dominar seus nervos.
O Paranito conseguiu 3 pontos importantes, que praticamente valem 6. Derrotou o Goiás, ajudando também o Curíntia. Fez um golaço que embolou a parte de baixo da tabela, dificultando o prognóstico para as duas últimas vagas da ZR.
Já o Fogão abdicou de qualquer maior pretensão no Brasileirão ao empatar melancolicamente com o Mecão lanterna.
O Flu fez sua obrigação e ajudou a complicar a ZR, mantendo o Timbu perto do agrião. Nem a chuva torrencial foi capaz de apagar o brilho do manto tricolor. Tampouco impediu o vôo do Anjo Gabriel, que marcou os dois tentos tricolores.
Na Série B, o Coxa assegurou a vaga ao Olimpo graças a uma combinação de resultados. O empate com o Vitória em casa não seria suficiente a não ser que o Cri-cri tropeçasse - o que aconteceu. O Coxa está matematicamente garantido na primeirona de 2008, encerrando dois anos de martírio e gozações dos adversários. esta levar o caneco também, o que acredito ser quase uma obrigação do time do Alto da Glória, dada a vantagem que obteve. Renê Simões está com a bola toda - já há quem fale em colocar estátua do "filósofo" no Couto. Independente das frases de efeito e do discurso rebuscado, o fato é que Simões mandou bem no Coxa. O time se acertou com o "bigode" e mostrou resultado em campo. A Diretoria foi muito feliz na escolha. Vamos ver se mantêm o planejamento para a Série A.

Nenhum comentário: