31 outubro 2007

Copa 14

Dizer "dois mil e quatorze" é muito longo. Só 14 fica melhor...
Bem, o enredo foi o que todo mundo sabia e a FIFA confirmou o Brasil como sede da XX Copa do Mundo de Futebol. A cerimônia serviu apenas para corroborar o candidato único, mas anda assim teve o parangolé armado pela FIFA, que chega com envelope fechado, faz o mis en scène e anuncia com pompa e galhardia. Uma vigarice, claro. Se todo mundo já sabia, para quê fazer ceninha? Faz parte da valorização do esquema e tal, mas, ainda assim, acho que exageram.
Essa foi a última eleição em tempos de rodízio de continentes. A armação de Ricardo Teixeira com os parceiros da Confederação Sulamericana - que possibilitou a candidatura única - irritou a FIFA e Blatter anunciou o fim do esquema de alternância. Agora é cada um por si e quem tiver mais bala na agulha leva. Imagino que o resultado deva ser uma certa prevalência da Europa, já que há mais facilidades (leia-se grana) por lá. Bem feito para a indiarada daqui, que foi na lábia de Teixeira e acaba se prejudicando pela "esperteza". Bastava a Colômbia ter se candidatado (até chegou a ameaçar) para que o rodízio continuasse. A Inglaterra já aproveitou para lançar seus préstimos para a Copa de 18.
O relatório da FIFA sobre as condições brasileiras, a meu ver, é bastante condescendente, já que minimiza problemas que, sabemos, são bem mais sérios que o mencionado no documento. Transportes, por exemplo, estão um caos! Quem acha que vai continuar assim, levante a mão! Os estádios, em sua maioria, precisam de grandes reformas. Só o Maraca, símbolo do futebol tupiniquim, merece ser "demolido"- nas palavras de Blatter. Segurança? Que segurança? Aliás, a pergunta da repórter canadense sobre esse tema no Brasil, deixou os organizadores numa saia justa danada. Acredito que esse ponto é deveras preocupante e não há uma solução viável em 7 anos - se tivesse, já teriam feito, não?
A ausência notada foi de Pelé. Figura maior do futebol, brasileiro, o crioulo estava ausente do evento com uma desculpa que não colou. Platini, Beckenbauer e demais figurões questionaram o porquê dele não estar lá. Mas todo mundo sabe que ele está meio desalinhado com a CBF e deixou isso bem claro com essa indireta.
Além do parangolé da FIFA, teve toda a jacuzice da delegação tupiniquim. Discurso de Ministro sobre a "pátria de chuteiras" e a "floresta amazônica", Paulo Coelho (que ele foi fazer lá??) falando de sexo, Romário falando do "orgulho de ser brasileiro", Lula provocando os argentinos (se bem que essa até foi divertida) e uma fila enorme de políticos fazendo o cordão dos puxa-sacos.
Mas, sobra-nos agora a tarefa de fazer acontecer o evento esportivo mais apreciado no mundo. Internamente, já começou a batalha pela disputa de sediar os jogos. Há sedes já definidas: Rio, Sampa, Belzonte, Brasília e Porto Alegre. A CBF pretende escolher 12, apesar da FIFA recomendar 10. Curitiba concorre pela metade, com o meio-estádio da Arena da Baixada. Acho que sediaremos só um tempo dos jogos...
E, claro, a briga pelo dinheiro a ser destinado nessa fuzarca de obras e gastança. O saldo deve ser o que todos nós já imaginamos: estádios enormes que não servirão para muita coisa após a Copa e com um custo exorbitante no final. Vide o Pan 2007 no Rio, cujo gasto verificado foi 8 vezes (isso mesmo, oito vezes!) o valor estimado inicialmente.
Adivinhem quem paga?

Nenhum comentário: