28 outubro 2007

Rodada brasileirão 27 e 28out

Os Bambis praticamente já se apoderaram da Taça, com cinco rodadas de antecedência. A vitória sobre o Sport deixou-os a um mero empate do quinto título nacional - inédito, apesar da choradeira dos torcedores do Framengo. Da metade em diante, não houve para ninguém. Não que o São Paulo tenha sido um timaço imbatível, mas simplesmente não foi ameaçado pelos contendores, que se revelaram absolutamente incompetentes para dificultarem um pouco a tarefa do tricolor do Moumbi. Ninguém aproveitou os tropeços do São Paulo, que surfou tranqüilo na onda favorável durante todo o segundo turno. Pode se sagrar campeão na frente da torcida, no jogo contra o lanterna e já rebaixado Mecão de Natal. Convenhamos, é de duvidar que isso não aconteça.
O Parmêra já nem tem chances de ameaçar por conta do justo empate com o Vaishco num jogo disputado pau-a-pau. Pode, no máximo, empatar em pontos, perdendo pelo critério de número de vitórias. O destaque do Verdão continua sendo o hábil chileno Valdivia, que cria as jogadas perigosas do time. No time carioca, Leandro Amaral se destacou. E o Baixinho, mas pelo vexame.
O Peixe ainda pode tomar o caneco do São Paulo dependendo de uma série de tropeços do rival. Ao bater o Goiás por 3x0 com Pedrinho em campo, dorme na vice-liderança. Mas o Peixe só melhorou quando Pet deu lugar a Pedrinho, que comandou o jogo. Tava demorando pro Pet dar sinais de velhice.
O Cruzeiro deu mais um tropeço e abandonou de vez a luta pelo certame. Empatou com o Trétis em pleno Mineirão, somando 6 jogos sem ver a cor da vitória. Que decadência da Raposa, hein? Parece o Botafogo! E olhe que o time deu sorte de Ferreira não ter aproveitado as chances que teve, senão o vexame seria completo. O time só acordou quando a torcida passou a cobrar os jogadores. Ainda assim, uma bobeada da zaga permitiu o empate rubro-negro.
Falando em Botafogo, o time carioca empatou mais uma, desta feita contra o Juventude. Resultado ruim para ambos, já que o alvinegro carioca fica distante da Libertadores e o alvi-verde gaúcho fica praticamente rebaixado. O frango do goleiro Roger abateu a equipe carioca, que permitiu o empate. Aliás, goleiro foi a sina botafoguense nesse campeonato.
Ainda com chances de se livrar da ZR, o Curíntia tem se esforçado. Agora bateu o Figueira e deu uma respirada - mas sem muito alívio, apesar de os rivais diretos (Goiás e Sport) terem perdido, aumentando as chances de uma luz no fim do túnel do Parque São Jorge. E o Timão resolveu mostrar vontade, agora com a água batendo na bunda. Pressionou e manteve o Figueira acuado. Vamos ver se mantêm a vontade contra o Framengo na próxima rodada.
Ainda falando da ZR, o Paranyto bateu o combalido Inter e deu dor de cabeça à torcida colorada, que vê o time se aproximar do Curíntia! Já imaginaram o Campeão do Mundo ser rebaixado? Ficaria para a história...
O jogo, claro, foi chatíssimo, com ambos os times se esforçando para matar os torcedores de tédio. Ganhou quem foi menos preguiçoso. Pelo menos Josiel se deu bem, mantendo-se como artilheiro isolado do Brazuca 2007.
Já o Acosta está em seu encalço e marcou um na derrota para o Grêmio, em jogo de muitos gols: 4x3 para o tricolor dos Pampas, que fez valer o mando de campo (o Grêmio é o melhor mandante do campeonato). Contando com a força da torcida, o time gaúcho mostrou força e desempatou, quando já se achava que o empate era consolidado. Segue, agora, firme na disputa pela vaga à Libertadores, o G4.
Curiosidade: vaga no G4 é algo que os cariocas ainda não conseguiram no torneio por pontos corridos! E ainda falam que o futebol do Rio não é decadente...
Falando em cariocas, o time da camisa mais bonita do Brasil, quiçá do mundo, empatou com o frágil Galo, em pleno Maraca. Vergonha para a torcida, que esperava mais. Pelo menos superar o Framengo, que seria uma questão de honra, de fazer somente o dever de casa. O gol mais rápido do certame (15s de jogo!) deu certo ânimo, mas o time se acomodou e permitiu que o Atlético mineiro jogasse bola. Tanto que o destaque do time foi o goleiro Fernando Henrique! Renato até que se esforçou, mas o time não acordou.

Nenhum comentário: