21 outubro 2007

Rodada brasileirão 20 e 21out

Já começa a se definir o rol de baixo do certame, mostrando os principais candidatos à segundona de 2008.
O Paranyto, que perdeu mais uma, desta feita para o Parmêra, segue firme como candidato. Junta-se a América/RN (já rebaixado) e Juventude (com um pé lá) e passa a ser o alvo das gozações dos rivais paranaenses. Num Parque Antarctica lotado, o Palestra nem teve lá muito trabalho. Contou com a fragilidade do bicolor do Paraná e alçou-se à vice-liderança. Destaques, de novo, para Valdívia e Cavallieri.
Alguns argumentam que o PR não poderia mesmo ter 3 times na Primeira Divisão. Sei não, mas acho um argumento fraco. Do mesmo modo que o Paranyto bobeou, o Curíntia vem capengando (e deve cair, até por uma lição aos vigaristas), o Framengo só se salvou na artimanha do adiamento dos jogos, o Botafogo caiu brutalmente de rendimento, o Náutico deu um sprint final que salvou a paróquia, o Sport não é muito melhor e o Galo tem de ficar de olho aberto.
O Timão, aliás, perdeu o norte. Jogou nada contra o Timbu e complicou-se definitivamente nesta reta final. Nada contra o Coringão, mas seria uma bela lição para os trambiqueiros se o time caísse para a segundona. O time é uma piada. Time que sente a pressão desse jeito não pode se dizer "grande". Um bando de gente desesperada, sem domínio dos nervos e sem condição técnica para vestir a camisa alvi-negra. O gol de pênalti, aos 45min da etapa final foi cruel. A desordem e o nervosismo corintianos ficaram evidentes nesse jogo. Para termos uma idéia da esculhambação e da falta de opções, Gustavo Nery fez as vezes de armador na meiúca. A que ponto chegou o Timão?
O Botafogo espantou a "zica" batendo o Sport e jogando muito sal grosso pelo ombro. Depois de 5 derrotas seguidas, esses 3 pontos vêm bem a calhar. Não que já possam sonhar com outros vôos, mas afastam-se da temida ZR. O Sport também facilitou a tarefa alvi-negra, pois só tem o tal do Carlinhos Bala para correr e inventar alguma coisa em campo. O golaço de Lúcio Flávio abriu a porteira pernambucana - que baga, não? O lance marcante foi a fratura de Luciano Almeida, que prendeu o pé no gramado ao dar um carrinho. Cena horrível, de fazer encolher os dedos do pé.
O Vaishco, que já havia tomado fumo do Framengo, perdeu mais uma, desta vez para o Galo. E foi jogo de um tempo só, o segundo, pois o primeiro foi desperdício de tempo. Afasta-se o Galo da ZR e o Vaishco, da Libertadores. Tá de bom tamanho para a mediocridade dos elencos.
O Peixe perdeu a chance de ser o vice ao jogar muito mal contra o Figueira, lá em Floripa. Só não saiu do G4 por conta das derrotas dos adversários mais próximos. Outro jogo de um tempo só, pois o primeiro foi uma terapia contra insônia. Erros em demasia de ambos os lados, além de uma apatia descomunal do Figueira. Quando Pet acertou umas bolas, o jogo até deu uma melhorada. Numa delas, botou Kléber na cara do goleiro, mas o "delantero" se amarrou e perdeu a bola. Aí o castigo veio a cavalo e o Figueirense marcou numa bobeada da defesa. Por ocasião da péssima atuação do ataque, o Peixe desperdiçou 3 pontos.
Já os Bambis não deram colher de chá para o azar e despacharam a Raposa, aproximando-se mais ainda do caneco - um inédito quinto campeonato nacional. Se ganharem na próxima rodada e seus adversários tropeçarem, são campeões por antecipação. Dá para dizer que o São Paulo mais "ganhou" o título que o conquistou, pois os adversários se esforçaram muito para entregar a rapadura. O Cruzeiro é o espelho desta postura. Sempre que esteve na beira de se aproximar do São Paulo, pipocou. Esta derrota, na disputa direta, praticamente sepultou as pretensões celestes de algo mais que uma vaga na Libertadores. O trio Roni, Wagner e Alecsandro não se encontrou. Os Bambis também não foram nenhuma sensação, mas bastaram para jogarem melhor, apesar da ausência de um pivozão no ataque. Destaque para Tardelli (quem diria), que entrou e logo proporcionou o gol paulista.
O Grêmio também deu fiasco e perdeu pro Framengo, jogando nada. Deixaram os favelados bailarem à vontade no Maracanã. Atitude inadmissível para um time que apregoa "jogar futebol". Só ameaçavam a meta rubro-negra em chutes de longa distância. Até parece que estavam com medo do adversário! Devem trocar a camisa tricolor por uma amarela!
Outro que deu vexame foi o Flu - que agora alardeia buscar Riquelme para vestir a camisa mais bonita do Brasil. Haja cascata! Perder pro Goiás, ainda mais saindo na frente, já é difícil de aturar. Mas duro mesmo foi ver que o time do planalto central virou o jogo nos acréscimos do primeiro tempo! Inadmissível o time dormir a ponto de levar dois gols em 2min! Pelo menos foi um joguinho melhor de se ver que o restante. O placar não parou de se mexer e os times se alternavam nos ataques. A defesa do Flu, outrora tão elogiada, fracassou nesse jogo. Até gol contra teve!
Na segundona, o Coxa segue firme na ponta. "São Gustavo" tratou de garantir a virada coxa-branca no Couto, para alívio dos torcedores que presenciaram o Santo André começar arrasador, marcando logo aos 5min. Por pouco o time paulista não amplia, mas a largura do time de verde se fez presente. A expulsão de Douglas arrumou as coisas para o Coritiba, que, impulsionado pela torcida, foi para cima e virou o placar.

Um comentário:

Bruno disse...

Tá bom que o elenco do Vasco é medíocre e que nem merece a Libertadores (se bem que o Flu quer o Leandro), mas não precisava ganhar com gol impedido...