20 outubro 2007

Copa do Mundo

De rúgbi.
Acabou há pouco, com a vitória da África do Sul sobre a Inglaterra, que defendia o título. O time africano (que tinha mais branco que negro - vai entender) meteu 15x6 nos britânicos e levaram o caneco, entalhado lá, no local. E sagraram-se campeões de modo invicto, numa campanha iluminada.
A imprensa diz que foi um jogo truncado. Na minha santa ignorância, fico sem entender o que seria um jogo de rugbi "não-truncado", já que os caras se engalfinham a cada lance.
Houve uma jogada curiosa: num ataque inglês, o atacante (ponta, dizem) Mathew Tait escapou pela canhota e bateu a bola no chão, atrás da linha inimiga. Esse seria um "try", uma jogada importante no esporte. Aí o árbitro, após uma longa análise do vídeo, invalidou por que o jogador teria saído pela lateral antes de transpor a linha de fundo. Para vermos que não é só no futebol que a polêmica existe.
Apesar de ter acompanhado o jogo, continuo sem entender nada do esporte, caracterizado pela força bruta. Fico achando que há pouco espaço para uma estratégia mais apurada.

Nenhum comentário: