22 julho 2007

Rodada Brasileirão 21 e 22ago

Finalmente, o Mecão de Natal conseguiu ganhar uma em casa. Os potiguares agradecem de montão a ajuda que o Trétis prestou ao time nordestino, que amargava somente resultados negativos em casa. O Furaquinho prova que é realmente uma equipe solidária, que se preocupa com o bem-estar alheio. Muito digno. Claro que a torcida não está lá muito de acordo, mas essa incompreensão faz parte do desafio humanitário em que o Trétis se meteu. Convém mencionar que não foi obra do acaso. O time da capital paranaense simplesmente não jogou nada! A zaga continua sendo o ponto vulnerável do time, que vê Alex Mineiro e Ferreira também em débito com o futebol. E a chegada de Clation (refugo do Framengo) não mudou em nada o panorama.
Falando em Framengo... Adivinhem quem segura a lanterna? O calvário da Gáea parece não ter fim - 5 derrotas e 3 empates nos últimos 8 jogos! Verdade quem tem 3 jogos ainda para se equiparar aos demais, mas, do jeito que vai a carruagem, o rubro-negro carioca viverá mais um ano de chuvas e trovoadas. Aquele tal de Souza é esquentadinho e já começa a suscitar represálias por parte da Diretoria, que o vê como encrenqueiro. Caso típico de jogador meia-boca que "se acha". Lembra o Mig... Bom para o Grêmio, que, num jogo truncado e até violento, se aproveitou da fragilidade do oponente e subiu à zona de classificação para a Libertadores. Ainda assim, é um time que oscila bastante seu desempenho.
Os outros dois times gaúchos se enfrentaram e o Inter levou a pior num jogo estudado e cauteloso, perdendo também a invencibilidade de 3 jogos. O Juventude garantiu o resultado no segundo tempo, quando foi amplamente superior e ainda contou com a ajuda de Clemer, que no seu 330o. jogo com a camisa colorada engoliu um frangaço! Esse Clemer também gosta de segurar umas penas, não?
Outro que deu adeus à marca de invicto foi o Parmêra, em jogo acirrado e pouco objetivo contra o Paranito - bola na trave foi o que não faltou! Um gol mal anulado prejudicou o time paulista, que também viu seu ataque reduzir a mobilidade com a entrada de Edmundo no lugar de Valdívia.
O tento paranaense foi de uma largura monumental. O embate também marcou o reencontro de Caio Júnior com seu ex-clube. Com a derrota, o Verdão se afasta da zona da Libertadores e mantém o "cavalo paraguaio" na parte de cima da tabela.
Falando em técnicos, Zetti já "espirrou" do Galo, graças à derrota para o Vaishco. Levar goleada de um timinho desses é mais que justa causa para demissão, mesmo tendo um jogador a menos! Resta ver até onde vai a série invicta do time carioca em São Januário. Já estamos em 17 partidas e temos 5 vitórias nos últimos 5 jogos... Deve ser a espiritualidade de Allan Kardec que faz a diferença - além, claro, da superioridade numérica em campo.
Quem já vê a coisa preta é Carpegiani - e não se trata de Vampeta. Claro que treinar o Curíntia não é tarefa das mais fáceis, mas a paciência da torcida já está se esgotando: 7 jogos sem vencer e time na zona de rebaixamento! É o terceiro jogo contra o Náutico nesse ano, e a terceira partida sem vitória contra o alvi-rubro pernambucano - lembram da eliminação da Copa do Brasil? Não fosse a confusão administrativa em que se encontra o clube e o Timão já estaria à cata de outro técnico. Mas, convenhamos, as entregadas que a zaga dá fazem qualquer treinador se sentir ameaçado! O que o Fábio Ferreira fez em campo nem o Caron conseguiria!
Já os Bambis se recuperaram em cima do Cruzeiro em pleno Mineirão, num jogo disputadíssimo, em contraponto à "síndrome do Morumbi" - conseguiram 5 dos 12 pontos disputados em casa! E o São Paulo ainda vive o clima de desconfiança com seus atacantes, já que os defensores acabam salvando a lavoura. A Raposa começou melhor, com uma boa movimentação do ataque. A virada no placar só foi conseguida depois de o time paulista se adiantar na marcação e arriscar um pouco mais. Claro, o golaço de Hernanes, que desalojou a coruja num tirambaço, foi determinante. Quero ver repetir!
Quem também vem se recuperando é o Peixe, depois de um início claudicante, quase desastroso. A volta do lateral Kléber e a boa estréia do atacante Kléber Pereira ajudaram o time da Vila a superar o Figueira. Méritos de Luxeba, que enfiou o atacante no lugar de um zagueiro, alterando a arrumação da equipe em campo. Destaque para o gol catarinense, decorrente de uma dormida geral da zaga santista e (mais) um vacilo de Fábio Costa. Dizem que Luxeba já ameaça sair do Peixe, o que seria fatal para as pretensões do clube praiano!
Méritos também teve o Botafogo, que arrancou um empate heróico no finalzinho, aos 49min! Agora já são duas rodadas sem vitórias, coincidindo com a ausência de Dodô. Não que o time tenha sentido tanto assim, pois, mesmo jogando na Ilha do Retiro, pressionou o rubro-negro pernambucano. Carlinhos Bala, destaque do time nordestino, marcou dois e ainda fez pelo menos dois belos passes, que foram desperdiçados pelos seus companheiros. Sei não, mas a sorte botafoguense já tá durando demais!
E, para não variar, o glorioso e fulgurante Fluminense ganhou mais uma, soberbamente! Enfiou 3 no Goiás, então vice-líder, e poderia ter marcado mais, não fosse umas pixotadas de Somállia, bolas na trave e gols mal anulados. Placar moral: 7x0! A saída de Carlos Alberto Mala-sem-alça fez um bem danado à equipe tricolor. Thiago Neves vem melhorando suas participações e até acerta de vez em quando! Arouca, agora armador, também vem subindo de produção - categoria té que não lhe falta. O mérito carioca foi saber esperar o volume de jogo dar resultado, furando a retranca goiana. E tem gente que critica o Renato...
Cabe destacarmos também a atuação do Coxa na segundona! O time mandou bem contra o Grêmio Barueri, uma das forças do certame, com uma grande atua;cão do veterano Anderson Lima. Agora vice-líder, o time do Alto da Glória só não pode repetir o vexame do ano passado! A continuar a tendência atual, teremos mais um ano sem Atle-Tiba na Série A no ano que vem.


http://www.estadao.com.br/pages/esportes/tabela1.htm

Nenhum comentário: