15 junho 2014

Tudo bem dentro e fora de campo

A primeira rodada da Copa do Mundo de 2014 nem terminou, mas já podemos ver que o nível dos jogos está bastante satisfatório. À exceção dos embates entre França e Honduras e de Argentina contra a estreante Bósnia, pobres tecnicamente, os demais foram prazeirosos para os amantes do ludopédio. Nos 11 jogos realizados, tivemos um pouco de tudo. Zebras, como a vitória de Costa Rica sobre o Uruguai, goleadas surpreendentes como a sova que a Holanda aplicou na campeã Espanha, times aplicados, como Suíça, Colômbia e Costa do Marfim, um jogão entre Itália e Inglaterra, 38 gols, gol contra, expulsão, lances polêmicos, o uso do "olho mágico" para dirimir a dúvida sobre lance de gol, enfim, pudemos ver uma competição marcada pelas emoções e bom futebol. As equipes têm buscado o jogo, não se furtando de jogar bola, de tentar o gol. Vide as 5 viradas de placar ocorridas! Isso torna o esporte muito mais palatável, atraente, principalmente para o público eventual, aquele que vê jogos ocasionalmente e "torce pela Seleção". Jogos que imaginávamos "mornos", como Costa do Marfim x Japão ou Uruguai x Costa Rica, mostraram-se disputados, movimentados e muito interessantes.
A estreia do Brasil, abrindo a Copa, exibiu um selecionado brasileiro um tanto nervoso, meio perdido, que custava a achar alguma brecha na retranca croata. Os europeus se mantinham no esquema fechado, à espera de um contragolpe que pudesse aproveitar. Funcionou bem, pois o Brasil não conseguia fazer valer seu elenco mais badalado. A boa atuação do, até então, discreto Oscar foi acompanhada pelo bom apoio de David Luiz e de Neymar. De resto, todos muito apagados, omissos, medrosos, até. A Croácia, por sua vez, ateve-se ao plano de jogo e equiparou a partida. Só não contava com um erro grosseiro da arbitragem, que viu um penal inexistente em Fred. "Copa comprada" foi o bordão mais repetido depois dessa, o que não é de se duvidar, já que a FIFA também não é um poço de lisura e desapego. Mas, prefiro acreditar em um erro, sem escorregar, ainda, ao campo da bandalha.
Aliás, arbitragem é sempre um item polêmico em qualquer competição futebolística. Nós que o digamos, com os apitadores que pululam no Campeonato Brasileiro!
Se dentro de campo até que tem corrido tudo bem, fora dele parece que não tem deixado a desejar. Embora pequenos tropeços, como a falta de hino no Beira-Rio para França x Honduras, tenham ocorrido, não vimos nada que afetasse o andamento da competição. O que, claro, não exime Veremos se o clima pacífico se mantém até 13 de julho.
P. S.: muito embora o Governo não tenha gostado, por motivos óbvios, é importante a liberdade de expressão ser exercida pela torcida, em desaprovação ao péssimo comportamento de nossos governantes.
Dilma abertura
Vaias merecidas - aqui!

Nenhum comentário: