19 setembro 2011

Males do futebol

Há males que vêm para o bem. A hesitação corinthiana, por exemplo, deu vida ao certame, ainda que os gambás achem ruim. Sem vencer os clássicos, os corintianos se exaltam e botam pressão no time, que começa a abrir o bico. A queda de rendimento do Framengo, que só sabe reclamar de gramado e de arbitragem, ainda que esperada, também permite que a disputa se revigore com a entrada de novos atores. Pena que o Botafogo cedeu o empate - originado em lance individual de Jael, já que o rubro-negro se esmerou na desorganização.
O Vaishco, que aproveitou o vácuo deixado pelos antigos ponteiros, fez o dever de casa e ocupou a vaga da liderança. Apesar de não ser lá essas coisas, o time da Colina estava de prontidão para o presente que lhe caiu no colo. Não deve permanecer na ponta, o que reforçaria a alternância das fases neste campeonato. Ainda que vença alguns jogos importantes, como o embate contra o Grêmio, o time da camisa do cinto de segurança não apresenta solidez suficiente para sugerir segurança ao seu torcedor, obrigado a torcer por Diego Souza, Felipe e Juninho Pernambucano - este, pelo menos, mantém uma certa aura. Até o Bruno sabe disso...
Mas, há males que não vêm para o bem... A derrota do Tricolor para o Bahêa, por exemplo. A ascensão do time da camisa mais bonita do brasil, quiçá do mundo, era vista como o sinal de que a disputa pegaria fogo com a entrada de mais um nome de peso na briga. Porém, em dia prá lá de infeliz, o time carioca mais uma vez tropeçou em suas próprias pernas e, de novo, perdeu para o time da boa terra. É impressionante como, no futebol, ocorrem essas "alterações de humor". O Bahia se segura com a velharada, mas está longe de ser um time perigoso. No máximo, algum respeito pelo seu passado. O presente é triste, ainda mais tendo de aguentar o "Papai Joel". Com isso, o Flu pode ter dado um passo atrás em sua perspectiva rumo ao caneco. Se vacilar contra o Avaí, a distância ficará difícil de superar a tempo.
Quem vem se recuperando é o Peixe, agora já em 11ºapós bater o antes temido Timão (agora em 3º). Porém, o Peixe ainda tem muita distância até o topo da tabela e o foco na disputa de dezembro. Isso para não citar as polêmicas com Neymar e a ausência de Ganso, que atrapalham a vida do time.
Permanece a dúvida sobre o futuro do campeonato brazuca de 2011. Qualquer aposta hoje é mero chute, faltando cerca de um terço para o final.

2 comentários:

Bruno disse...

Você mesmo listou as alternativas para quando o Diego der uma "travada". O time joga solto e sem compromisso com um título nacional na bagagem já esse ano.

Saulo disse...

Não seja tão pessimista, Romulicha. O Vascão tá jogando sem pressão e tem um motivo pra ganhar o caneco: o Gomes.
E o teu Flu, que achei que fosse dar uma embalada, comeu 3 acarajés e passou mal na Bahêa.