28 maio 2011

Copa do Brasil 2011

A Copa do Brasil chega ao seu final com dois ilustres novatos neste quesito. E o Vaischo já deu sinais de que não tem mesmo o costume de decidir os torneios dos quais participa, pois nem a venda de ingressos o clube conseguiu organizar. Antes mesmo da bilheteria abrir, esgotaram-se os ingressos causando grandes transtornos aos que enfrentaram fila e amolação (veja aqui). Já o Coxa não se faz de rogado e sobe o preço dos ingressos para faturar um troco a mais às custas da sua torcida.
Tolices à parte, o embate não será fácil para nenhum dos contendores. O Coxa decide em casa, o que pode pesar bastante. Mas, em meu modesto entender, o time paranaense jogará não só contra o Vaishco, mas também contra os interesses que sempre moveram o futebol (assim como qualquer atividade humana), significando que uma certa "ajudinha" ao time carioca, já que os times do Rio são pródigos nesse tipo de contribuição. E uma mãozinha no primeiro jogo pode determinar o endereço da taça. Tecnicamente, não vejo lá muita diferença entre os times. O Coxa já teve seu auge e, embora tenha uma meiúca razoável, falta um avante confiável. Além disso, o "encanto" passou e o time voltou ao normal, jogando um futebol razoável, sem grande brilho, mas que pode funcionar. Se o trio Rafinha/Léo Gago/Leandro Donizete se acertar, armam o jogo e complicam para o oponente, mas isso depende muito de uma certa permissão do adversário - como fez o Ceará, que não jogou contra o Coxa e deixou o alvi-verde curitibano dominar a partida e passear em campo. Contra o Vaishco deverá ser diferente. Apertando um pouco a marcação na meiúca, o jogo do Coxa titubeia e pode dar brecha para as jogadas de Diego Souza. Dependente do bom futebol dele, o time carioca ainda tem o sempre instável Felipe e o chato Alecsandro - que, se não é craque, pelo menos ajuda.
As equipes têm em comum um histórico recente de "fundo do poço": ambas se recuperaram de descenso e más administrações, que deixaram finanças e times em estado de penúria, mas que se recuperam graças a uma certa seriedade no trato interno. O Coxa, aliás, dá exemplo, pois pagou um alto preço pela bagunça no final de 2009 e volta aparentemente organizado para a Série A.
Meu palpite: dá Coxa.

Um comentário:

Arthur disse...

deu pra ver bem a tal "ajudinha" ao assistir ao jogo ontem... Esse PC de Oliveira é figurinha marcada, sempre apronta pra cima do verdão. De qq modo acho q o Coxa tem time pra dar uma invertida no Vasco no Alto da Glória - vou lá ver!