29 maio 2011

A redenção do futebol

O Barcelona ganhou do Manchester de 3x1 e levou pela quarta vez o caneco da Liga dos Campeões da Europa. Apesar do Bruno achar que só vale jogo com muitos gols e chutes a gol (vascaíno é mesmo limitado), o embate europeu foi uma bela partida, onde o toque de bola espanhol predominou e, mais uma vez, mostrou a força do time catalão - hoje, o melhor time do planeta, indiscutivelmente. E olhe que o Manchester não é um timinho e tampouco se portou de modo covarde como o Real Madrid, que apelou até para botinadas. Os ingleses começaram bem, pressionando, mas não conseguiram manter o ritmo. Aos poucos o Barça impôs o seu estilo e passou a comandar a partida, mantendo os 2/3 de posse de bola. O toque de bola acaba levando ao gol, como foi o de abertura de placar, com passe magistral de Xavi para a conclusão de Pedro.
Ainda tem chão para ser percorrido, mas o Barça vem se candidatando a ser um dos melhores times de todos os tempos, perfilando com o Real Madrid de Di Stéfano, com o Santos de Pelé, com o Ajax de Cruyff e com a Máquina Tricolor. O Barça encanta não só porque ganha, mas por ganhar jogando bem, ao melhor estilo do que pregava Telê Santana. O time não bate, não apela, não faz anti-jogo, não tumultua... Apenas joga bola, num estilo vistoso, bonito que seduz a todos (exceto o Bruno, claro). Uma equipe que se atém ao essencial do futebol: o jogar bem! O ganhar vem como conseqüência dessa prática, numa postura que é a redenção daqueles que apreciam o lúdico e não sucumbem à idiotice da objetividade.
A esperança daqueles que, como nós, apreciam o futebol bonito que gera vitórias, é que o exemplo do Barcelona se espraie mundo afora e ilumine as alcovas ludopédicas, eliminando as sombras do futebol retranqueiro e leve o brilho do toque de bola e do espetáculo. Que se proliferem os esquemas ofensivos e ousados, jogando para escanteio os brucutus "marcadores" e os "ferrolhos" que só servem para não jogar.
Um brinde ao bom futebol!

Nenhum comentário: