17 abril 2011

Real x Barça

Um dos jogos mais esperados do planeta, o clássico espanhol acontece 4 vezes: hoje, pelo certame nacional, no meio da semana, pela Copa del Rey e em 27abr e 03mai pela Liga dos Campeões da Europa. Uma maratona da rivalidade iniciada em 1902 e que só teve tantos jogos seguidos assim em 1916. No retrospecto, vantagem do Barça, que venceu 100 e perdeu 89 em 241 jogos. O clube catalão também marcou mais gols: 419 contra 393. Mas o artilheiro é merengue - di Stéfano, com 18 tentos anotados. O jogo de hoje, no Bernabéu, foi equilibrado, com o Madrid marcando o Barça que detinha a bola, bem aos seus estilos: o Barça trocando passes e o Real Madrid buscando o contragolpe rápido. O Barcelona mostrou suas armas em pelo menos dois lances, em que as tabelas funcionaram, mas Messi desperdiçou a chance. O Madrid, por sua vez, ameaçou em lances de bola parada. Apesar do jogo ter sido bom no primeiro tempo, o segundo deixou a desejar. Faltou mais empenho e o futebol ficou comprometido. Ainda assim, um bom jogo. Pena que o árbitro acabou se destacando, pois deixou de marcar um penal em Villa que abriria o placar e assinalou o penal madrilenho que empatou a partida sem que houvesse infração - Marcelo se jogou descaradamente e o homem de preto caiu na graça. Esse penal livrou a cara do Real Madrid, que, com um a menos, pôs fim a uma série de cinco vitórias consecutivas do Barcelona sobre o rival e mostrou que o Real Madrid pode fazer frente aos catalães na decisão da Copa do Rei, neste meio de semana.
No italiano, a Inter perdeu para o Parma e vê o sonho de mai um scudetto ir para o brejo. Parece que a eliminação da Liga dos Campeões. Com isso, Leonardo fica mais pressionado, já que o time vem de uma seqüência de maus resultados. Enquanto isso, o rival Milan segue bem, vencendo mais uma - e até com gol de Robinho, e disparando na liderança.
Por aqui, o Inter, diferentemente do homônimo italiano, venceu na estreia sob comando de Falcão. A aposta do clube gaúcho tem seu risco e também grandes chances de dar certo. Além da identificação do ex-atleta com o clube, Falcão conhece o ofício e partilha da visão do futebol bem jogado, com toque de bola e objetividade - comum aos que jogaram sob a batuta de Telê e não são tão obtusos. Se o discurso é bom, o resultado ainda tem de ser mostrado em campo, o que implica em dar tempo para que o estilo e a filosofia possam dar frutos. Vejo com bons olhos...
Quem merece atenção, hoje, é o Coxa. Não tanto quanto a torcaida acha, claro. A seqüência de vitórias não se explica apenas pela fragilidade dos adversários, uma vez que os rivais também estão jogando contra times questionáveis e não fazem o resultado. Não é só isso... A fase do Coxa é boa mesmo. Os gols que o time faz não são casuais (pelo menos não todos) e a equipe toca a bola, constrói as jogadas. O conjunto tem jogado bem e, quando o futebol não é lá essas coisas, a sorte ajuda. Claro que é uma fase, que passa, e o time ainda tem de ser testado de verdade.Veremos contra o Parmêra como é que o barco anda.
O Trétis venceu o Paranavaí no meio-estádio e segue vivo na competição. Mas foi uma vitória dramática, de virada, graças a um gol digno de registro nos anais do futebol como uma das maiores lambanças dentro das 4 linhas. A ausência de Baier tira grande parte do poder criativo do rubro-negro e o gol contra de Bruno Costa só complicou o Furaquinho. Adaílton foi a redenção em um jogo sui generis, marcando um golaço para desampatar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meio estadio ... cansei !

Anônimo disse...

Cansei , mala !