18 janeiro 2011

Os garotos

Jogando Brasil e Paraguai pelo torneio Sul Americano Sub-20 e Pré-Olímpico em Tacna, no Peru. Boto na Band, que é a exclusiva das redes abertas para transmitir a estreia das equipes na competição. O time de Ney Franco promete ofensividade e o adversário declara pretender atacar. A grande sensção do time é o conturbado Neymar, ídolo do Peixe, guri valioso e muito talentoso. Porém, dá-me a impressão de que falta cabeça pro jovem atleta. Culpa da idade? Sem dúvida que a fama precoce gera uma série de facilidades que podem distorcer o comportamento do guri. Inegável. Mas, se soubesse ouvir e prestar atenção, poderia se espelhar no colega Ganso, igualmente talentoso, mas com uma postura bastante diversa. Mais controlado, tímido e reservado, Ganso sugere ser o líder nato, que sabe o que está fazendo e demonstra controle da situação. Neymar exala deslumbre e arrogância. Deixa isso bem claro em campo com sua atitude 'fominha'. Só passa a bola quando a jogada não lhe é mais favorável, não sem antes tentar exaustivamente a trama individual. Evidente que é uma característica inerente ao atacante, necessária à sua função, mas, como tudo, tem de ter limites. A busca pela meta como única jogada limita muito o jogo do cara, mesmo sendo um fora-de-série como Neymar. Chega a irritar, na verdade. Em diversas oportunidades, ele preferiu o arremate ao gol ao invés de olhar a jogada, o seu entorno. Mesmo no segundo gol dele (e da partida), ao fazer o drible no beque, Neymar foi cercado por mais dois, um bem à frente dele. Ainda assim, o neo-punk preferiu arriscar o chute em gol, contando com a sorte para o melão passar entre as pernas do zagueiro para chegar às redes paraguaias. O lance era passar a esfera ao companheiro livre à sua direita, na cara do gol. Ao final da partida, entretanto, o guri sai aclamado, com 4 gols na sacola e a reverência da imprensa ufanista.
Mas, o pior mesmo foi ver a narração da Band. Mais especificamente, os comentários do Denilson, que é uma besta quadrada. Provou sua temenda ignorância ao declarar que Neymar batera bem a penalidade máxima que originou o primero tento brazuca. E como bateu Neymar? Fraco, rasteiro, no meio do gol. O goleiro se joga para um lado e a bola entra no meio da meta, onde estava o arqueiro antes do salto. Isso, definitivamente, não é 'bater bem' um pênalti! Cobrar bem é bater em um dos cantos, de preferência rente ao poste lateral. Se for na gaveta, perfeito! Bater no meio ou é arriscar, como a tal 'cavadinha' que dá o Loco Abreu - e também o Neymar, ou é desespero - normalmente associado a um chute forte, como quem quer fazer da rede um coador, ou é erro mesmo. Assim, o pronunciamento do Denilson é por demais obtuso para não ser criticado.
Ainda o Sub20...
O Uruguai sucumbiu à Argentina. outrora um time talentoso e aguerrido, o vizinho cisplatino parece também ter perdido os brios. Não que perder para a Argentina seja feio, afinal, é sempre perigoso enfrentar a alvi-celeste. mas deixar virar assim, sejamos sinceros, é de deixar qualquer uruguaio indignado. E os brasileiros também...

3 comentários:

Rodrigo6xas disse...

As vezes até acho ou concordo que estou ficando muito "amargo", chato mesmo com algumas coisas da vida.
Um exemplo do que quero dizer é o futebol brasileiro.
Não consigo ver ou curtir jogadores como Neymar, Ronaldinho Gaucho entre tantos. Explico: Até concordo que o talento é dom comum destes pias, mas a mensagem que eles passam é tipica de uma sociedade sem valores, cabelinho esquisito, correntes de ouro, pagodinho, desrespeitos, egocentrismo, falta de humildade, companherismo e excesso de amor ao dinheiro só para começar.
Sei lá, acho que fiquei velho.
Prefiro vários Kakas, burocráticos porém educados e cultos.
Por isso tenho, já há algum tempo, preferido o tenis em detrimento do futebol. Prefiro ouvir entrevistas e acompanhar o cavalherismo, esportividade e a educação de Rafa Nadal, Roger Federer ou ainda as graças de Novak Djoikovic.
Denilson, Bruno (ex goleiro e atual presidiário), Neymar, Ronaldinhos, são um retrato muito duro de nossa sociedade.
abrax

Acir disse...

Mais uma vez perfeitos os comentários do ilustríssimo colega. Neymar é talentoso, mas individualista ao extremo, fruto do tratamento de uma mídia esportiva sempre ávida por criar (e depois explorar) novos ídolos. E Rodrigo: não é velhice o seu problema, é clareza de idéias mesmo! Só essa massa de cegos e alucinados torcedores que acredita no futebol como se fosse uma religião.

Abraços

Anônimo disse...

o problema é a grana...muita grana na mão desses meninos. aí viram essas estrelinhas que se esforçam para aparecer...falta graça, sei lá , vivo no passado - do Garrincha mesmo - aqueles q tinham tesão de jogar e se divertiam...agora tudo se resume ao churrasco depois do jogo, seguido do pagode, afinal fodam-se os torcedores que admiram o bom futebol, o importante é pontuação - não precisa dar show - a grana tá no bolso...
bjkas claudia