15 dezembro 2010

Maré vermelha

O Sport Club Internacional viveu, ontem, uma das maiores decepções da história do clube. De forma surpreendente, a equipe colorada foi eliminada na semifinal do Mundial de Clubes ao perder por 2 a 0 para o até então inofensivo Mazembe, da República Democrática do Congo, que faz história ao se tornar o primeiro time fora do eixo América do Sul-Europa a disputar uma final de Mundial. Ao Inter, resta a disputa pelo terceiro lugar da competição realizada em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, diante do perdedor do confronto desta quarta-feira entre Inter de Milão (Itália) e Seongnam (Coreia do Sul). Além de desperdiçar a chance de faturar o bicampeonato, a equipe passa o vexame de ser eliminada por um adversário praticamente desconhecido no cenário internacional. A torcida, que já considerava a classificação como certa e só esperava pela decisão diante da Inter de Milão, terá de aguentar as zombarias impiedosas. Já elegeram Celso Roth como culpado, claro, que, agora, fica na mira da nova Diretoria que assume em janeiro.
O fato é que todos reconheceram que o Colorado não fez seu papel. Quer dizer, até ameaçou, teve oportunidades, mas não balançou o barbante do exótico arqueiro Kidiaba. O time congolês, por sua vez, marcou dois golaços e sepultou o sonho da parcela vermelha dos gaúchos, deixando a porta aberta para os rivais tripudiarem.
Até na Argentina a zombaria corre solta. O diário Olé destacou em seu site a vitória do Mazembe lembrando que o nome completo do clube do Congo é "todo poderoso Mazembe". O jornal lembrou dos argentinos que atuam pelo Inter - Guiñazu, D'Alessandro e Abbondanzieri - e ressaltou a festa do Mazembe ao fim.
O triunfo do Mazembe surpreendeu até a Fifa, que, em seu site oficial, destaca que o time do Congo deixou o brasileiro "em choque" e protagonizou a "maior surpresa" da história da competição continental. A Fifa diz que a postura mais "aventureira" dos congoleses foi recompensada pelo primeiro gol, marcado por Kubangu, aos 7min do segundo tempo. A partir daí, o Inter voltou a atacar, mas esbarrou em erros de finalização e em defesas do goleiro Kidiaba, um adversário "digno e desafiador", de acordo com a entidade máxima do futebol mundial. A entidade não se esqueceu de ressaltar que esta é a primeira vez em que o Mundial não terá uma final entre representantes da América do Sul e da Europa e exaltou o responsável pelo fim do tabu: "foi sem dúvida o maior resultado da história de um clube africano", afirma.
Os gremistas, claro, não perdoaram a dor dos colorados. A derrota do Internacional veio como um presente para a metade azul de Porto Alegre, que, inclusive, foi às ruas provocar o rival. O escritor, historiador e tricolor fanático Eduardo Bueno comentou a tragédia de forma irônica, irreverente e bem-humorada, dizendo-se 'magoado, abatido, ensimesmado, sombrio e taciturno', já que 'no sábado, eles obterão mais um título que o Grêmio não possui: terceiro (ou quarto?) colocado do mundo. É muita dor. Terei que beber a noite inteira na tentativa de afogá-la. O fato de o Grêmio se manter como o único time gaúcho invicto em Mundiais não mitiga minha dor!' - declarou o gremista. O historiador lembrou que, apesar da derrota, o Inter conseguiu um feito inédito:
- Sempre à frente de seu tempo, o coirmão deu uma inestimável colaboração ao projeto da Fifa para a globalização do futebol e colocou um time da República Democrática do Congo pela primeira vez na final do Mundial de Clubes. Em vez do ridículo "Em Abu dá bi" o que vimos foi o xabu do bi - encerrou.
Já a presidente eleita, Dilma Rousseff, saiu frustrada, já que havia revelado que um dos desejos que tinha no dia em que completou 63 anos era ver o seu time de coração ganhar a partida que poderia levá-lo a mais uma final do Mundial de Clubes. Não deu.

5 comentários:

Acir disse...

Que a derrota vergonhosa do Inter sirva de lição para todos os times brasileiros. Essa história de priorizar uma competição, esquecendo das outras, só serve para tirar a concentração do time. O Inter deixou o campeonato brasileiro de lado, poupou jogadores, e acabou esquecendo de jogar.... uma vergonha!

Anônimo disse...

Pagaram o maior King Kong internacional da história!

Saci disse...

O Inter deveria ser multado por uma vergonheira dessas! Se ganhar a próxima Libertadores, deverá ser obrigado a dar a vaga para o vice! Perder para um time chamado Mazembe! É o fim da picada!

Rodrigo6xas disse...

Concordo com o Acir.
Pelo o que estava jogando no brasileiro, que já foi um dos campeonatos mais fracos da historia, era esperado o vexame.
No futebol de hoje, e creio eu de sempre, o ritmo de jogo e a confianca que só as vitórias trazem sao imprecíndiveis.
E no mais, Celso Roth é treinador para vencer estaduais e nao para mundiais.

Abraco

Olivar disse...

Gauchada (da parte vermelha): Ha, ha, ha, ha, ha, ha,ha!! Mas não fiquem tristes, todo ano tem de novo.