24 julho 2010

A novela

Após a Copa, esperava-se pela definição do novo treinador da Seleção Canarinho, o cargo mais desejadao por 11 entre 10 profissionais do banco do mundo da bola. A CBF prometera o anúncio para este fim de semana, visando à alardeada renovação da Seleção. E a velha raposa Teixeira sondava os principais nomes: Mano Menezes, Felipão e Muricy. Felipão já tratou de se precaver e deixou claro que tinha contrato com o Palmeiras. Depois de a imprensa alardear a iminência da contratação de Mano, com o Curíntia já sondando Adílson Batista para a vaga aberta, a CBF anuncia o convite a Muricy Ramalho, que não vingou por não haver a liberação do Flu - e, claro, porque o Muricy preferiu a glória de comandar o time da camisa mais bonita do Brasil, quiçá do mundo!
Nisso tudo, surpreende a postura 'amadora' da CBF, que acabou pagando o mico de ter uma proposta irrecusável recusada! Ficou de trouxa na história. Uma história que é permeada pela arrogância dos que podem muito e se acham inquestionáveis. O fator novo nesse enredo pode ter um nome: caráter - algo não muito comum.
Tudo começa com a reunião no Glofe Clube do Itanhangá, que Teixeira usa como extensão de seu escritório na CBF. Lá, ele pretendia ter uma conversa reservada com Muricy para fazer o convite. Não contava com o Campeonato Brasileiro de Golfe que rolava no clube, vejam só! E aí, claro, não havia como manter a privacidade. Resultado: o encontro vazou na imprensa! Pior, foi filmado pela equipe da ESPN que lá estava. Nas cenas gravadas (aqui), percebe-se que Teixeira já não contava com um 'sim' de Muricy, mostrando-se irritado e até grosseiro (novidade!). Ou seja, não planejaram direito a escolha do local a fim de manter o sigilo da conversa e tiveram de se explicar antes de haver um acordo. Mico 1!
A CBF também não contava com a ressalva do candidato, que havia a palavra empenhada com o atual empregador. Também não imaginavam a endurecida do Flu, querendo manter seu treinador. Ou seja, não combinaram com os demais antes, para saberem se teriam sucesso na empreitada. É mais ou menos como agendar o casamento sem falar com a noiva! Mico 2!
Muricy queima o filme com Teixeira mas ganha pontos como pessoa, já que, pelo menos, manteve a palavra com o Flu. Assim, valoriza o caráter no meio profissional, que, convenhamos, nunca foi um quesito lá muito considerado. Mas, cá entre nós, acho que ele fez bem. Qualquer técnico que assuma agora não teria garantia nenhuma de estar na Copa 14, certo? Essa lenga-lenga de renovação cheira a 'boi de piranha'.
O Flu também deve se queimar com a CBF, já que a obrigou a ter de se explicar pelo convite não aceito. Já estou até vendo a arbitragem um pouco tendenciosa nos jogos do Tricolor. Ou alguém aí imagina que Teixeira deixa isso passar em branco sem revanche?
Mano Menezes agora assume um lugar rejeitado e vai com o rótulo de 'Plano B'. Obviamente que Andrés Sanchez já sabia, pois faz parte da CBF, e o Curíntia não se oporia. Mas, penso eu, Mano faria melhor em deixar a batata na mão de outro. Mal não faria em deixar alguém esquentando o banco para voltar em 2012, quem sabe, com mais respaldo e sem a pecha de 'estepe'.

Elocubração: Já imaginaram se fosse o Luxeba no lugar do Muricy?

Um comentário:

RodrigoGMS disse...

Teria feito um escandalo e arranhado o Teixeira