02 julho 2010

Eu já sabia!

Meu palpite foi acertado. Holanda e Uruguai passaram por seus adversários e seguem à Semifinal! Embora a Holanda não tenha jogado tudo isso e o Uruguai tenha suado em bicas para superar Gana nos penais...
O Brasil foi eliminado pela Holanda em um bom jogo, no qual o time de Dunga começou bem, tocando a bola e metendo a Laranja na roda. Abriu o placar e poderia tê-lo ampliado com relativa facilidade, tivesse sido um pouco mais feliz nas conclusões. Luís Fabiano muito marcado, Kaká um pouco disperso e Robinho disposto, mas meio exibido, se aliaram, no segundo tempo, a uma zaga que bateu cabeça quando não podia, um goleiro que falhou quando não devia e um Felipe Melo destemperado como sempre. Ainda que a Holanda tenha 'achado' os dois gols, temos de reconhecer que nosso time não esteve bem, além de um pouco azarado. Mas, o fato é que nesse jogo afloraram as deficiências de um time que contava com a 'vontade' como arma de guerra, em detrimento de maior apuro técnico no trato com o melão. E isso é muito pouco quando se precisa de alternativas, de mudanças, de outras estratégias, enfim. Nosso time só tinha um jeito de jogar e perdeu as esperanças quando levou a virada. Impressiona que um time experiente, com jogadores tarimbados, perdesse o chão na primeira adversidade. Será que o esquema 'militar' de Dunga não gerou uma pressão exagerada no elenco? Esperava-se mais equilíbrio emocional de um elenco tão tarimbado, mas o que sobrou foi o destempero de Felipe Melo, destaque da imprensa internacional como o principal 'culpado' pela derrota. Culpado ou não, o fato é que o destrambelhado volante mostrou que não pode jogar sem sua dose de Gardenal. Jogar com um a menos, precisando virar o placar é tarefa ingrata, sobrecarregada pela falta de capacidade de reação do time.
Dunga vai ter de conviver com a sina de ter fracassado na Copa, além de suportar a reação dos inimigos que colecionou pelo caminho. Galvão e Casagrande já deram o tom das críticas que certamente soterrarão a imagem do rabugento treinador. Do alto de sua 'coerência', Dunga sabia que poderia morrer abraçado com a panela. Pena que ele se limitou a uma fórmula baseada em 'comprometimento' e 'foco', deixando o tal do talento à margem da estrada. Custou caro. Os bons resultados obtidos ofuscaram a avaliação do caminho escolhido pelo turrão, que cegou os olhos para alguns fatos relevantes, como a má forma física de Kaká e Luís Fabiano, além da falta de versatilidade no elenco escolhido. A simples falta de Elano (que nem é para tudo isso) no meio de campo já deixou o time fragilizado. O lado bom dessa derrota é que teremos como criticar essa opção tática do treinador, permitindo que o próximo volte a trilhar o caminho do futebol bem jogado, não só o da 'vitória por meio a zero'. Além, claro, da continuidade das beldades holandesas em estádios sulafricanos!
O Uruguai esteva pela boa para sair da Copa. Ao melhor estilo 'Náutico nos Aflitos', Gana teve a chance de matar o jogo, mas desperdiçou um penal no último instante do segundo tempo da prorrogação e se deu mal nos penais. Os cisplatinos não tiveram sua melhor exibição, mas Forlán confirmou seu grande momento, comandando a Celeste Olímpica. E os vizinhos não tiveram vida fácil contra os crioulos, que correram o tempo todo e por muito pouco não se tornaram célebres na África. Achei impressionante a disposição física dos ganeses.
Agora, o negócio é secar a Argentina...

Um comentário:

Anônimo disse...

unmessaTriste muito triste! Pelos meus filhos e por alguns jogadores como Lucio ,Juan , Maicon, e até o Kaka ( que tentou ...até palavroes ...quem diria !)
Muito aliviada no quesito merecimento !Quem escolhe um treinador,"adestrador"ou "preparador" que valoriza : a ira ,vingança ,odio ,rancor, inveja ,falta de educaçao e bons modos ,e pra completar a falta de coerencia: melodramatico e apelativo ! (justificar seu destempero por problemas de saude de familiares ...)
Nossa seleçao serve de exemplo para muitos meninos de favela q sonham um dia ser o CARA!
O "CARA" deve ser : um craque,que tenha acesso a educaçao,alimentaçao,moradia digna,com posse do basico, entenda literalmente como valorizar as virtudes e ter comprometimento com a profissao de jogador de futebol!(supermegablasterremunerada!)
Amei o Adriano ter ficado de fora e junto com ele os baladeiros,PCC's, cozidos e despreparados ...), Temos q resgatar o prazer de jogar ,a uniao , confiança , dialogo , disciplina , humildade , perseverança,prudencia,respeito e gratidao !
So pra terminar : NAO SECAREI A ARGENTINA , mudei minha opiniao sobre Dom Diego : adoro como ele trata seus jogadores , os abraços ,a uniao a espontaneidade!Nao fomos competentes ... agora só nos resta segurar o rojao!
Super bj pra vc meu MALA preferido ,
Inte !