16 junho 2010

Primeira rodada

Espanha 0x1 Suíça
Surgiu, finalmente, a primeira zebra da Copa. Em jogo parecido com o nosso, La Furia enfrentou um ferrolho que não se abriu, só que teve o azar de levar um gol acidental e saiu prejudicadíssima nessa primeira partida, além de perder a invencibilidade de 12 jogos. Apesar da retranca suíça, a Espanha chegou a criar boas oportunidades de gol - melhor até que nós, mas pecou seguidamente nas finalizações. O tal do Torres capengou em campo, sem conseguir se entender com a bola. A Suíça se limitou a esperar o empate e saiu com um baita lucro. Fosse a Espanha um pouco menos azarada e um pouco mais ligeira nas trocas de bola, poderia ter conseguido seu gol. Claro que o resultado foi bastante ruim, mas o jogo da Espanha, nem tanto. Perdeu, mas tem futebol.
África do Sul 0x3 Uruguai
Os Bafana-Bafana tomaram um abafa dos cisplatinos e ficaram com o gosto amargo da vuvuzela na boca. O Uruguai mostrou um joguinho ligeiramente melhor, mas o mérito é da fragilidade do time anfitrião - se bem que a França também não era lá essas coisas. Ainda assim, é triste ver um time antes garboso reduzido a esparsas jogadinhas casuais. Nada de tabelas, dribles ou combinações entre os jogadores. Dos africanos não se esperava muita coisa mesmo. É na base da vontade e do entusiasmo. Só. A marca estatística ficou pela expulsão do goleiro sulafricano - a segunda da história das Copas.

Generalidades
Nessa primeira rodada, só Alemanha, Brasil e Argentina mostraram futebol e resultado. Destes, acho que a Alemanha foi melhor sucedida, pois veio com um time todo novo e desfalcado. As rodadas seguintes tendem a mostrar as equipes menos nervosas, mais sedimentadas. Acredito que a Espanha mostre mais jogo, que Portugal melhore o padrão e que a Itália até chegue a jogar. De resto, sem surpresas. Destaque para uma arbitragem convincente.

Nenhum comentário: