19 junho 2010

Piorou...

Se a Copa ameaçava melhorar, botaram água no chope. Os jogos pioraram, acomodando-se , com freqüência, naquele limbo do 'jogo estudado', que é um eufemismo para 'retranca à espera de um contragolpe'. Uma baita decepção para quem gosta de futebol. Deveria ser um esporte praticado para agraciar a plateia com a maestria que os melhores atletas podem proporcionar. Mas, o que se vê é uma postura padrão de privilegiar os 3 pontos em detrimento do ludopédio. A tática sobre a criatividade. Lembra o velho debate do 'jogar bonito e perder x jogar feio e ganhar', como se não pudesse jogar bonito e ganhar! É... A derrota em 82 custou caro ao futebol mundial, não só à torcida tupiniquim.
Por isso que não dá para torcer pelo 'time do Dunga'. Eles praticam algo que difere substancialmente daquilo que aprendi a apreciar como esporte e como arte. O 'ganhar' por ganhar, não me basta. Tem de ganhar jogando bem. Aliás, tem de jogar bem, o ganhar vem como conseqüência. Se não vier, oras, não veio!
A França deu vexame frente ao México e deve voltar logo para casa sem passar da primeira fase. Merecido, já que roubou essa vaga com o gol de mão de Henry. O ambiente interno ficou péssimo. Domenech ameaça tirar Anelka do elenco, mas Henry e Ribéry se solidarizam com o atacante. Tá feita a cagada. Os irlandeses é que devem estar comemorando pacas.
O Alemanha também vinha no embalo da boa estreia mas já sucumbiu no segundo jogo e marcou a segunda zebra da Copa. Uma pena. Parece que deu tudo errado para o time alemão.
O English Team foi outro que não mostrou absolutamente nada de bom no jogo contra a Argélia. Um empate para lá de sonolento. Lampard, Rooney, Terry, Cole... Ninguém se acertou em campo. Fosse a Argélia um pouquinho melhor, um Coxa da vida, os ingleses teriam levado uma sova.
Quem mostrou jogo, gostemos ou não (na verdade, não!), é a Argentina. Los hermanos cumpriram bem seu 'script' contra a Coreia do Sul e enfiou 4 na sacola deles. Higuaín desencatou e o time se torna o primeiro a confirmar o favoritismo.
O Uruguai melhorou significativamente. Não que tenha se tornado um time bom, não. Mas, pelo menos, conseguiu se entender em campo. Meteram 3 nos anfitriões e despacharam o primeiro time africano. Os jogadores sulafricanos verão a Copa pela TV. Forlán marcou o seu e faz as pazes com a bola. Mas, acho que esses voltam logo.
Uma certa surpresa casou a Grécia, ao virar o jogo contra os nigerianos. Os crioulos pareciam que iriam golear, mas amarelaram muito feio. Os gregos, por sua vez, até conseguiram alguma organização em campo, com que aproveitaram bem a superioridade numérica que Kaita, tolamente, concedeu ao adversário. Marcaram seus primeiros gols em Copas e a primeira vitória. Baita conquista.
A arbitragem, que começou bem, já aprontou das suas. EUA e Alemanha já se sentem prejudicados pelo apito, afinal, o que seria o terceiro gol americano teria sido surrupiado e a expulsão de Klose teria sido anormal. De qualquer modo, erros de arbitragem são um pouco mais frequentes em Copa do Mundo, dada a diversidade de árbitros com conhecimentos e interpretações distintas do jogo.
Camarões 1x2 Dinamarca
Os crioulos entram como favoritos, mas a Dinamarca cria a melhor chance aos 6min, com Rommedahl. Aí, numa besteria descomunal da zaga escandinava, Eto'o marcou o seu, finalmente. O atacante-vedete de Camarões lavou a alma e ganha munição para atacar seus críticos - entre eles, o imortal Roger Milla. Mas pouco fez em campo, mostrando evidentes sinais de, digamos, pouca disposição física. Os dinamarqueses não se mixaram e empataram com um golaço, a partir de um ótimo lançamento de Kjaer, lá da zaga, ao melhor estilo do que eu costumo fazer em campo. Rommedahl entra na área pela direita, cruza, Bendtner se estica e desvia para empatar. E viraram em mais uma jogada veloz de Romedahl pela direita, batendo bem de canhota. Dois golaços dignos de nota em um jogo movimentado e até divertido. Mas, como disse o diário 'Lance': "Assassinaram Camarões".

Nenhum comentário: