06 abril 2010

Pois é...

O Peixe é a sensação do momento, time badalado, neguinho jogando o fino, elenco animado... Tudo é festa! Até no Programa do Jô o time foi, com direito a babação de ovo da Globo e o escambau. Até Neymar foi reconhecido pela Fifa em seu site oficial, que destacou a boa atuação do atacante contra o São Caetano, neste domingo, em uma de suas principais manchetes, dando como destaque o churrasco que o jogador receberá do técnico Dorival Júnior.Essa história ainda vai render... Claro que há motivo para tal, já que o time tem jogado e a mística da camisa branca ajuda. Mas, como a história mostra, muita badalação é seguida de relaxo e decadência. Obviamente que não estou a desejar isso para o Peixe, time simpático que é o segundo de praticamente todos, exceto dos paulistanos, claro. Mas que parece inevitável, parece. O clube não conseguirá segurar os valores e, claro, voltará ao patamar dos comuns - só que com grana nos cofres. Se administrarem bem, o time da Baixada tem tudo para poder se estruturar decentemente e continuar revelando jovens talentos. Mas, como isso até agora não aconteceu em plagas tupiniquins, o mais provável é torrarem a grana com bobagens ou roubalheiras e o Peixe voltar a ficar devendo os tubos.
Outro time em alta internacional é o Cruzeiro, que figura entre os dez melhores clubes do mundo já faz um bom tempo, segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Mas, na nova lista divulgada o time aparece como o sexto melhor do planeta, posição histórica do clube, atrás apenas de Barcelona, Estudiantes de La Plata, Werder Bremen, Chelsea e Manchester United. O Cruzeiro passou o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e Arsenal, graças à boa campanha na Libertadores deste ano.
No plano nacional, quem está fazendo bonito é o Grêmio. As 15 vitórias consecutivas colocam o time atual nas cabeças das estatísticas do clube, que não via uma campanha dessas desde o Gauchão de 79, quando ganharam 14 seguidas. E um dos destaques do tricolor dos pampas é Jonas, que participou como autor ou como garçom em 22 dos 49 gols gremistas em 2010 - participação de 45% nos tentos do time. Nada mal para quem foi emprestado, perseguido e taxado de "pior atacante do mundo" por uma série de gols perdidos em um jogo da Copa Libertadores. Com gols, o atacante vai deixando para trás a imagem de patinho feio.

Nenhum comentário: