24 janeiro 2010

Os estaduais

Alguns reclamam da observação de que o paulista é o único estadual que presta. Argumentam que, assim como nos outros certames estaduais, poucos são os times em condição de ganhar - os chamados grandes. Pois, não é bem assim. Explico...
Para começar, vamos reconhecer que futebol é no Sul e Sudeste. Norte, Nordeste e Centro-Oeste estão fora da análise por absoluta falta de condição técnica.
Os assim chamados 'clubes grandes', vale dizer Inter, Grêmio, Coxa, Trétis, Paraná (vá lá...), Sampa, Peixe, Curíntia, Parmêra, Framengo, Buátafogo, Vaishco, Flu, Galo e Raposa, contam, claro, com as melhores estruturas e são as vitrines do futebol brasileiro. Notadamente os de RJ e SP. À exceção de Rio e Sampa, os outros campeonatos têm apenas 2 times 'grandes' - 2 e meio, no caso do PR...
A diferença dos demais para o torneio de São Paulo, é que, neste, não temos apenas os grandes brigando entre si, com os outros (os 'pequenos') fazendo mera figuração. Em SP, via de regra, há pelo menos 3 ou 4 times 'pequenos' que incomodam realmente.
Claro que qualquer time tem, em teoria, chances de levar o caneco. O Juventude assim o fez no RS há uns 3 anos. A ACP também teve seus dias de glória há dois anos. Porém, apesar desses 'pontos fora da curva', apenas em SP esses 3 ou 4 times do interior são rivais capazes de suscitar empenho dos 'grandes'. Hoje, por exemplo, o Peixe saiu na frente mas tomou a virada do Mogi Mirim. O Palmeiras, mesmo tendo metido 4x1 no Barueri, só ganhou graças à casualidade de ter achado os gols, pois tomou um baile do time do interior. E hoje, o Verdão do Parque Antártica empatou suado com o Ituano de Juninho Paulista. Imagino que, se colocássemos o Barueri para disputar o torneio do RJ ou do PR, teríamos um 'corpo estranho' que dificultaria sobremaneira a tarefa dos 'grandes' nesses estados. Ou, se tirássemos os grandes e só comparássemos os pequenos, os paulistas ganhariam de lavada.
Resumindo: o campeonato paulista é melhor por ser mais equilibrado. Além dos 3 da capital e o Peixe, temos Barueri, Ituano, Monte Azul e Mirassol que seguramente vão embolar o enredo. No Rio, nenhum time do interior ou da capital rivaliza com os 4 'grandes'. No PR, convenhamos, dá até desgosto ver os jogos. MG e RS ficam no mesmo barco. As surpresas, quando ocorrem, são devidas ao tropeço do time favorito e não à capacidade técnica do adversário.

PS: enquanto o Flu segue 100% no Carioca 2010, o Buátafogo já foi protagonista do primeiro vexame do ano. Tomou um sacode de 6x0 de um Vaishco empolgado com a presença do 'craque' Dodô-pado. Dor de cabeça garantida para Leverone e PC!

PS 2: o Peixe cogita trazer Robinho dando Neymar e um caminhão de dinheiro em troca. Péssimo negócio!

Um comentário:

Jorge Leverone disse...

Sinto-me honrado com a menção....O Buatafogo este ano vai me matar do coração....