16 junho 2008

Ozeuropeu

Itália e França fizeram a partida final de seu grupo, na dependência do resultado do outro, entre Holanda e Romênia. Aliás, antes dos embates, já alardeavam que qualquer suspeita de maracutaia entre romenos e holandeses suscitaria reclamações formais às autoridades européias. O primeiro tempo foi nervoso, com ambas as equipes errando muito e deixando clara a falta de nervos. Toni, atacante italiano, perdeu uma chance clara de gol aos 6min. Aí Abidal cometeu o penal que deu a vantagem aos peninsulares e deixou o time francês com um a menos. Um certo exagero de rigor do árbitro, não? Depois do gol, os pizzaiolos puderem ter mais espaço e respiraram. Os franceses tentaram atabalhoadamente partir para cima, mas nada fizeram de efetivo. O segundo gol, de mera largura, jogou a pá de cal nas esperanças gaulesas de alguma virada.
Ajudados pelos holandeses, 100% na primeira fase (bateram a Romênia, que volta para casa), os italianos agora enfrentam a Espanha, que cumpre tabela contra a Grécia - já eliminada.
Já a Turquia conseguiu uma virada sensacional sobre a Rep. Tcheca e garantiu sua vaga na próxima fase da Eurocopa. Vacilaram os tchecos, que venciam por 2x0 até os 29min da segunda etapa. O gol final, aliás, saiu aos 44min! Os tchecos até ensaiaram um ferrolho, com cinco na meiúca, fechando a saída de bola turca. As principais jogadas eram as bolas na área para o grandalhão Koller. Tática que parecia funcionar, já que possibilitou a abertura do placar. Na base do desespero, os turcos partiram para o tudo-ou-nada e o time acordou, assustando os tchecos. Até o arqueiro Cech bobeou, soltando a bola nos pés de Nihat, que empatou o embate. Dois minutos depois, a virada heróica, também com Nihat, fez a alegria dos 'brimos'.
Agora, a Turquia enfrenta a Croácia, que bateu o selecionado polaco por 1x0 e sacramentou o aproveitamento integral da pontuação e a lanterna polonesa na chave. A Croácia não começou lá muito bem, mas venceu as partidas. Veremos se engrena.
O Alemanha é que suou para bater a frágil Áustria e assegurar classificação para a fase seguinte. Apesar de tecnicamente muito superior ao adversário, os germânicos não foram muito convincentes. Com esse futebolzinho apático, terão problemas contra o forte selecionado português.

Nenhum comentário: