21 maio 2008

Tchêmpiouns Ligue

Acabou há pouco o embate final pela Champions League. Chelsea e Machester United fizeram uma final emocionante, provando que ainda pode haver bom futebol em tempos em que os dotes físicos imperam. Um jogo em que se alternaram as predominâncias, com chances de gol para ambas as equipes, jogadas plásticas, rispidez, mascarados, guerreiros, heróis e vilões. É o terceiro título do time inglês, campeão também em 68 e 99. Com isso, a Inglaterra alcança Itália e Espanha no placar de vencedores, todos empatados com 11 títulos do Continente. Também foi a terceira vez que dois times de um mesmo país decidem o certame. A curiosidade: nenhum time londrino conquistou esse caneco! O Manchester foi superior ao Chelsea durante a primeira etapa, usando bem as laterais, principalmente com o garoto-propaganda Cristiano Ronaldo. Saiu na frente, criou pelo menos duas grandes chances, desperdiçadas por Tevez, teve mais volume. Isso não quer dizer que o time londrino tenha sido inofensivo - muito pelo contrário! Criou algumas oportunidades, incomodou e só não marcou por pouco. A vedete portuguesa, Cristiano Ronaldo, abriu o placar em linda jogada do ataque, com uma tabelinha sensacional na ala destra, culminando em cruzamento perfeito de Brown no coco de D. Ronaldo, que não se fez de rogado e balançou o barbante. Eram 26min e o Manchester mandava no jogo. Mas, como o "futebol é um engradado de surpresas" (Sócrates et alli), o Chelsea empatou numa jogada fortuita, em que um disparo de fora da área de Essien desviou em dois zagueiros e sobrou aos pés de Lampard, sozinho, igualar o escore. No segundo tempo, o equilíbrio. O Chelsea se encheu de brios, equivaleu o domínio territorial e criou boas oportunidades. Merdba até chegou a balançar a trave em uma tentativa inesperada, que colheu a todos de surpresa. A igualdade levou à prorrogação, que, entretanto, esfriou os ânimos futebolísticos e acirrou os bélicos. Mesmo assim, cada equipe criou uma boa chance de marcar. O Chelsea, com Lampard, que girou e meteu no travessão. O Machester, com Giggs, finalizando de primeira uma bola que seria desviada providencialmente por Terry. Drogba foi expulso após se envolver em confusão e dar um tapa em Vidic. Nos penais, a cena mais marcante foi a hesitação de C. Ronaldo, que perdeu o rumo da cobrança e bateu muito mal, facilitando o trabalho de Cech. Mas o capitão Terry foi infeliz e escorregou na sua cobrança, desperdiçando a chance de acabar ali com a disputa. Na seqüência, nas cobranças alternadas, Anelka também amarelou e entregou de bandeja a bola para Van der Sar. Festa do time de vermelho, campeão europeu!

Curtas
  • Luxa recebe uma oferta milionária do México e pode sair do Palmeiras depois de apenas 5 meses de casa e um título paulista. Segundo a TV Bandeirantes, U$ 15 milhas seriam tentadoras...
  • Rolando agora um histórico duelo de times brazucas na Libertadores. E o Tricolor sai na frente com gol do cardíaco. Os Bambis vieram com a mesma escalação do início do jogo passado, enquanto o Flu promove os retornos de Thiago Silva e Conca - finalmente.

Nenhum comentário: