09 março 2008

Seguem os estaduais

No Carioca (que deveria ser 'Fluminense', repito), os grandes fazem o dever de casa e atropelam os pequenos que, diferentemente do certame do estado vizinho, não ameaçam ninguém. E até o Vaishco ganhou...
O Flu, após o espetáculo na Libertadores, voltou ao mundo real e viu que não basta ter a camisa mais bonita do Brasil, quiçá do mundo, para sair com os 3 pontos. Jogando com leniência, sofreu para derrotar o Friburguense, mas o fez com garbo. A falta de velocidade do time não permitia a penetração na zaga do aversário, sobrecarregando a zaga. E não foi preciso muito tempo para o 'sono' do time se manifestar, acarretando no balanço das redes, após dormida generalizada da zaga - sobretudo do grande Thiago Silva. Apesar do maior domínio de bola, o Flu só levou perigo à meta do time do interior aos 41min. E o empate, aos 46min, na estica! Mal começa o segundo tempo e lá vem o Friburga, voltando à dianteira no placar num chute de fora da área. Aí, o Flu acordou... A tempo! Passou a trocar bolas e chegar ao gol do Friburguense com consistência e disposição, que deram resultado. Três golaços de fora da área ajudaram a construir o elástico placar, digno da estirpe Tricolor!
O 'Buátafogo' jogou com um time misto e bateu o Voltaço em partida fácil. Atuando com 5 reservas, o time de General Severiano, que alugou o Engenhão, superou a desconfiança da torcida e mal sentiu os desfalques (Castillo, Ferrero, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos). Já o Volta Redonda, que não contou com sua zaga titular, praticamente convidava os alvinegros ao baile. Depois do terceiro gol, o Fogão ficou só cozinhando o galo, com Cuca podendo fazer avaliações.
O clube de São Januário superou em casa o Duque de Caxias por 2 a 0 e confirmou os 100% de aproveitamento na competição. Edmundo, que comemorava os 200 jogos com a camisa do Vasco, marcou o primeiro de pênalti enquanto Wagner Diniz marcou o segundo com um bonito toque de classe. O Vasco começou o jogo dominando a meiúca, ameaçando o Duque. Mas a defesa insistia em comprometer, errando muitos passes, estimulando as pretensões do time da Baixada. Tubarão, destaque do Duque de Caxias, incomodava mais que mulher de TPM. A entrada de Leandro Bomfim no lugar de Xavier deu uma postura ofensiva à equipe, que só marcou depois de Edmundo perder mais um penal - teve uma 'segunda chance' dada pelo árbitro. Como o Duque não teve forças para reagir, o Bacalhau foi marcando e manteve o placar.
Na volta de Renato Augusto, o Framengo venceu por 3 a 1 o Americano, que só faltou colocar os gols numa bandeja, tamanha a fragilidade do time. Partida fraca, foi marcada pela falta de qualidade de ambos os lados, especialmente o time do Caixa D'Água, que se esmerou em facilitar a tarefa para os favelados. Vergonheira.
No Paulistão, os Bambis desperdiçaram a chance de ficar no G4, oportunidade que o Curíntia não deixou escapar.
Com a defesa menos vazada do certame, o Timão teve ofensividade quando necessário, com destaque para o garoto Dentinho. Venceu o líder Guaratinguetá por 2 a 0. O primeiro tempo teve altos e baixos. Raça e disposição no início, que abriram o placar logo aos 3min. Após o gol, recuou seus jogadores, deixando o Guará encaixar seu jogo, com Dinei e Michael livres para armar o jogo. Mesmo com um a menos (Bóvio foi expulso no primeiro tempo), o Timão retomou o embate sofrendo pouco com os contra-ataques do Guaratinguetá. Mano colocou Perdigão para segurar o meio-de-campo e as bolas começaram a chegar para Herrera e Dentinho, que fizeram o placar final.
Já o Parmêra iniciou mal o jogo contra o Bragantino. Marcos expulso de maneira bisonha, placar desfavorável e o cenário era cinzento para o time de Luxeba. Mas a sensação de uma desastrosa derrota durou pouco. Com o dedo do técnico Vanderlei Luxemburgo, a boa atuação do atacante Kléber e raça, o Verdão virou e foi aplaudido pela torcida. Marcos foi expulso após dividir uma bola com Malaquias dentro da área. Malaquias tocou na barriga de Marcos com o pé e o goleiro revidou com um leve chute no atacante. O árbitro Paulo César de Oliveira apitou pênalti e expulsou o palmeirense. Um certo exagero. Kléber entrou bastante inspirado, iniciando a reação alviverde, alcançando o empate ainda no primeiro tempo! E no segundo veio a recompensa pela aplicação. O diacho foi ver Denílson marcar e comemorar como se fosse craque. Haja!
Os Bambis tiveram uma noite para lá de infeliz. Além de jogar mal e levar uma coça da Lusa, perderam Reasco, machucado mais uma vez, e André Dias, cortado antes do jogo com dores na coxa. Péssimos sinais. A Lusa abriu o placar em uma falha de marcação e o São Paulo não tinha forças para reagir, limitando-se a bolas alçadas na área. A Lusa se postava atrás e investia rapidamente em contra-ataques, aproveitando-se da confusa zaga tricolor. Com Borges e Adriano apagados, Christian rolou para Bruno chutar cruzado e marcar 2x0. O treinador são-paulino resolveu atender a torcida e colocou Aloísio no lugar de Júnior. O camisa 14 acabou sendo expulso aos 44min. Nem Jorge Wagner, sempre regular e decisivo nos lances de bola parada, se salvou do fiasco.
E o Peixe continua irregular. Dependeu de Kléber Pereira para superar o Norusca na apertada vitória por 3 a 2. O time de Leão começou bem, com rápida movimentação de Kléber Pereira, Wesley e o estreante Sebastián Pinto, confundindo a defesa e metendo 2x0. Mas se acomodou e permitiu o domínio do Norusca. Por pouco o Santos não amarga um empate! Não fosse o auxiliar Edvânio Duarte, que alertou ao árbitro do penal de Bonfim, o time praiano estaria em maus lençóis.
No Campeonato Mineiro, o clássico terminou em igualdade sem gols, em jogo chocho... Os treinadores dos times mineiros privilegiaram a marcação em detrimento da criação, com o meio-de-campo congestionado por seis volantes, inibindo o desenvolvimento da pelada. O Galo dominava as ações do jogo, sem transformar a maior posse de bola em boas chances. O segundo tempo foi mais quente, com predomínio do time de azul. Mas a falta de mais finesse deixou o placar 'imexido'.
No Paranaense, estão definidas as oito equipes da segunda fase da competição. Pelo regulamento da competição, as equipes jogarão entre si dentro dos Grupos em turno e returno e as duas melhores equipes passarão às semifinais, onde o melhor colocado do Grupo A enfrentará o segundo colocado do Grupo B e o melhor do B pegará o segundo do A.

Grupo A Grupo B
1º - Atlético Paranaense 2º - Coritiba
4º - Iraty 3º - Toledo
6º - Paraná 5º - J. Malucelli
8º - Engenheiro Beltrão 7º - Adap/Galo

O Trétis manteve a invencibilidade, mesmo sem mostrar um bom futebol. Precisando da vitória para se recuperar da eliminação da Copa do Brasil, o Furaquinho começou com todo o gás, marcando logo aos 5min. Já classificado, o Iraty abria espaços para o Trétis atacar, embora o time da capital perdessem as jogadas no meio-de-campo e os donos da casa aproveitassem para crescer e quase empatar o placar. Não o fizeram por mero desleixo.
O Coxa, como que querendo se afirmar, bateu facilmente o Iguaçu e fechou a primeira fase em segundo lugar. Foi a sexta vitória seguida no Estadual, com oito jogos seguidos sem sofrer gols. Destaque para Keirrison, que parece ter superado os problemas particulares que dificultaram suas últimas exibições.
No Espanhol, o Barça se complicou ao perder para o Villareal em casa! Ficou a ver o Real Madrid disparar na liderança...

Um comentário:

Anônimo disse...

Pau no cu do merdético !