16 janeiro 2008

Paulistão

Começa hoje, às 16h00 de Brasília, o mais importante torneio estadual de futebol brasileiro, com Juventus (que tem Vampeta) x Noroeste, na Rua Javari. Os favoritos, claro, são os 'grandes': os 3 da capital mais o Peixe, do litoral.
O São Paulo entra como o time a ser batido, com o caneco do Brasileiro na mão e alguns reforços interessantes, junto com uma base já estabilizada. Rogério Ceni continua sendo a referência do time, mas Adriano, em fase de recuperação e auto-afirmação, pode contribuir bastante. Pode fazer uma bela dupla com Dagoberto. Carlos Alberto, ex-Flu, também vem, já que estava sub-utilizado no Werder Bremen e precisa jogar para não se desvalorizar. Jogador de bom domínio de bola, também é vedete e acaba sendo mais encrenqueiro que jogador. Bastaram 6 meses de Alemanha para ele arranjar um desafeto. Muricy terá de manter a rédea curta para extrair algo dele.
O Palmeiras entra com Luxeba no comando, seu principal destaque. Em jejum há 11 anos, o time do Parque Antártica precisa de um título para justificar a dinheirama investida. E aposta no 'manager' comedor de manicure para levar o elenco ao alto do pódio. Reforçou-se com Alex Mineiro (ex-Trétis), Élder Granja (ex-Inter), Diego Souza (ex-Grêmio) e Lenny (ex-Flu). Nomes que, se não são superlativos absolutos, podem formar um conjunto interessante na mão de Luxa. O meia gremista mandou bem no Brasileiro e pode ser peça-chave na meiúca palestrina ao lado de Valdívia.
O Curíntia vai ser alvo das gozações pelo fato de jogar na segundona do certame nacional. Mas nem por isso vai ser moleza. Livrou-se de um monte de refugos mas não contratou nenhum 'salvador da pátria'. Aposta no comando linha-dura de Mano Menezes para botar a turma para correr e redimir-se junto à torcida. Vai ser um time brigador andando no fio da navalha - um mau início certamente provocará a ira da torcida. A chegada de Acosta é uma incógnita: apesar de ter marcado muitos gols, o uruguaio só apareceu no segundo turno do brazuca. Veremos se o gringo agüenta a pressão da Fiel e as agruras dos jogos pelo interior paulista. Já Perdigão é totalmente dispensável, não?
O Santos, defensor do título e último tri (67-69), acabou de se desfazer de Maldonado, que era um dos referenciais da meiúca do time. O chileno mandava bem naquela marcação e saída de bola. É a segunda vez que ele sai com a chegada de Leão! Aliás, Leão é uma escolha deveras arriscada. Deu certo da vez em que lançou Diego, Robinho e cia., mas nunca mais acertou a mão em nada. Só colheu desacertos, reclamações e desavenças. E tem a mania de usar 'pessoas de confiança' no elenco, o que geralmente leva a fragilidades. Betão, ex-Curíntia, por exempo, foi indicação dele. Resta saber quem indicou Marcinho Guerreiro!
Já a Ponte Preta deixará o Roque na desconfiança. Equipe regular e treinador novato já ensejam um ano em que a sorte será o principal fator para um clube que carece de planejamento.

Nenhum comentário: