07 outubro 2007

Ainda o Alemanha...

País organizado, esse. Os caras realmente manjam de "lei e ordem". Isso não quer dizer que não tenham problemas ou falhas, claro...
As cidades invariavelmente são limpas, bem sinalizadas, trânsito pacato, ótima infra-estrutura pública... Trens, por exemplo, são muito presentes e vão para todo lugar. Quase toda cidade tem uma estação central - que acaba sendo referência.
Qualquer buraco aqui é cidade, é organizado e "arrumadinho". Juntou 250.000 alemães, é cidade grande. Não tem essa de biboca no meio do nada, com uma "praca" de "iscóu a um reau". Aliás, espaço aqui é o que não tem. Todo espaço é ocupado, seja por uma cidade, seja por plantações. Os caras parecem ter tomado conta de tudo. Até as florestas são monitoradas.
As cidades, por menores que sejam, têm um bom nível de civilidade. Estive numa tal de Goslar, cidade importante no passado que hoje sofre os efeitos da pressão por trabalho e geração de renda, tendo sua população jovem em debandada rumo às grandes cidades - esse filme já tem um final conhecido.
Pois mesmo nessa "vila" preservam-se os costumes e a história. Peguei um evento típico, que é uma "feira medieval", com gente trajada à caráter, teatro de bonecos, trovadores e tudo mais. Muito bacana.

Para darmos uma idéia do que é preservar a história, há prédios da idade do Brasi - e em perfeito estadol! E uma ponte do século XII, ainda em uso! Enquanto nós nem conseguimos manter os prédios de pé...

Nenhum comentário: