15 janeiro 2012

Copinha

Férias são uma coisa boa. Servem para relaxarmos das agruras diárias, aliviar o tal do "estresse" e curtir momentos com família, amigos. Mas há duas coisas muito chatas em férias: i) acabam; ii) não tem futebol na TV. E, convenhamos, ficar sem futebol na televisão nos leva a questionar a utilidade desse fabuloso equipamento doméstico. Se não for para ver futebol, para que serve? Para ver novela ou BBB é que não. Notícias podem ser vistas na internet ou nos jornais impressos. Mas o futebol, bem, esse ainda é melhor visto na telinha. E nesses períodos de seca ludopédica tudo fica mais chato, mais enfadonho. Mesmo as reuniões de amigos ficam mais curtas, já que o tema principal está escasso. Ainda bem que há iniciativas como a Copinha, oficialmente denominada "Copa São Paulo de Futebol Júnior", que reúne 96 equipes Brasil afora. Disputada desde 1969, acontece geralmente no início do ano, de modo que a final seja disputada perto do aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro). As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do estado de São Paulo, mas, a partir de 71, passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro. Originalmente a competição era chamada de Taça São Paulo de Juniores e organizada pela Prefeitura de São Paulo. Em 87, o então prefeito Jânio Quadros, muito lúcido, como sempre, decidiu não arcar com a Taça São Paulo, que não foi realizada naquele ano e passou a ser organizada pela FPF. O Corinthians, primeiro vencedor da disputa, é o clube que mais venceu o torneio, com 7 canecos. O Paraná é o único estado do Sul que ainda não teve um time vencedor. E o Bahia é o único time do NE que já chegou a uma final.
Só em quatro anos os times paulistas não estiveram presentes nas finais. Nestas ocasiões houve confrontos entre Fluminense x Botafogo em 1971; em 1980 entre Internacional x Atlético Mineiro; em 1996 entre América-MG x Cruzeiro; e em 2011 entre Flamengo x Bahia.
As equipes que passaram a primeira fase de grupos disputam eliminatórias em jogos "mata-mata", até que se chegue ao jogo final. Até aqui, algumas equipes respeitadas como São Paulo e Framengo - este, aliás, campeão da edição anterior, caíram logo na primeira fase, enquanto outras, como Corinthians, Fluminense e Palmeiras, seguem firmes rumo ao título. Palmeiras, que, vale a ressalva, é o único "grande" de SP que ainda não ganhou uma Copinha. Com um time forte, é reconhecido como um dos principais candidatos ao caneco de 2012.
Ainda que não seja um primor técnico, a Copinha é um razoável aperitivo e um belo alento aos amantes do mais popular esporte do mundo, que pelo menos têm uma justificativa plausível para ligar sua televisão, abrir uma cerveja, um pacotinho de amendoins (pipoca, pistache ou caju também valem) e mandar a mulher parar de amolar.
É interessante ver a gurizada aparecendo na Copinha e acompanhar sua trajetória rumo ao "time de cima", onde podem mostrar o que aprenderam. Gente como Neymar, Falcão, Lucas, Cafu, surgiram na Copinha e conquistaram seu lugar no cenário mundial.
Ainda que eu vá ouvir reclamações, acho que a Copinha é melhor que o Campeonato Paranaense...
Os jogadores do Fluminense se reúnem para uma última corrente antes da partida  Foto: Mauro Horita/Terra
Flu vence mais uma; despacha o Bahia e segue na Copinha.

2 comentários:

Fabi Anselmo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabi Anselmo disse...

Pacotinho de Caju? Não seria castanha-de-caju, querido?