25 outubro 2011

Sem cores

Uma certa "descolada" de Curíntia e Vaishco pode definir os rumos do certame nacional, muito embora a irregularidade seja a regra desse campeonato. Com a distância de 3 pontos em relação ao Botafogo, 3º colocado, o Timão pode concentrar esforços na caçada ao Vasco da Gama, atual líder na tabela. Isso, claro, contando com um desempenho favorável, o que não tem sido bem a tônica até aqui.
Dos 7 primeiros, temos o Vaishco com uma tabela mais dura: Bambis (C), Peixe (F), Fogo (C), Palmeiras (F), Avaí (C), Flu (F), Fra (C). Os jogos contra os rivais têm tudo para ser pedreira. Já contra o Peixe, Palmeiras e Avaí, times que estão ou desacreditados ou desinteressados, acho que são jogos fáceis. O jogo contra os Bambis poderia ser pedreira, se o São Paulo não tivesse já se desmontado. Contratar o Leão foi a pá de cal no Morumbi.
O Curíntia pega Avaí (C), América MG (F), Trétis (C), Ceará (F), Galo (C), Figueira (F) e Parmêra (C). Quase todos os jogos são contra os desesperados na luta contra o rebaixamento, que são, em teoria, jogos para ganhar 3 pontos. E a última em casa, contra o já largado Palmeiras, que só teria a rivalidade para apostar no jogo. Ou seja, parece que a tabela pende para o Timão.
Já o Buátafogo, que perdeu o embalo, pega o Cruzeiro (C), Figueira (C), Vaishco (F), América MG (F), Inter (F), Galo (F) e Flu (C). O primeiro jogo, contra o Cruzeiro, será pedreira, assim como contra Figueira, Vaishco e Flu. Contra o Inter talvez não seja fácil, mas, contando com a já acomodação do Colorado àquela altura do campeonato, pode ser menos difícil. Não acho que o Botafogo consiga uma boa soma de pontos nesse caminho espinhoso.
O Framengo, também já mais "acomodado", pega o Grêmio (F), Cruzeiro (C), Coxa (F), Figueira (C), Atlético GO (F), Inter (C) e Vaishco (F). Desses, apenas Cruzeiro e Vaishco são de se esperar mais dureza, embora o Coxa e o Figueira sempre compliquem para os adversários. Não é de se estranhar tropeços rubro-negros.
O inconstante Flu terá embates contra Ceará (F), Inter (F), América MG (C), Grêmio (C), Figueira (F), Vaishco (C) e Fogo (F). Uma tabela "mediana" até enfrentar os rivais domésticos. Com a alternância Tricolor, é de se esperar que vacilem em alguns jogos e joguem a toalha a partir do jogo contra o Grêmio ou contra o Figueira... Uma pena, pois ninguém venceu mais que o Flu até agora. E ninguém empatou tão pouco. E nenhuma outra camisa se equipara à do Flu.
O São Paulo esculhambou de vez. A contratação de Adilson Batista já tinha sido uma bela duma atravessada e sua queda era mesmo questão de tempo. Aí, no desespero, contratam o Leão para tocar o time. É jogar lenha na fogueira das vaidades. E Leão não se fez de rogado, colocando Rivaldo na cerca e fazendo questão de "mostrar quem manda". Deve ficar só até o fim do certame - e olhe lá. Assim, acho que o tricolor do Morumbi é carta fora do baralho, limitando-se a buscar uma vaga no G5 com muita dificuldade. Pega Vaishco (F), Bahêa (F), Avaí (C), Furaquinho (F), América MG (C), Palmeiras (F) e Peixe (C). Já joga a toalha na primeira...
O Inter, então, nem se fala. Com D'Alessandro suspenso e a moral em baixa, deve ficar ali pela Sulamericana mesmo.
Assim, acredito que o título ficará entre Vaishco e Curíntia, num marasmo alvi-negro de pouco brilho. Não vejo nenhum desses times com muito estofo de campeão. Foram favorecidos por circunstâncias muito favoráveis, sobretudo a "desistência" do Peixe em relação ao caneco nacional.

Um comentário:

Saulo disse...

Tava indo bem, até que chegou o último parágrafo.
E quem cai, na opinião do escriba?