05 junho 2011

Seleção decepcionante

A Seleção decepcionou no Goiás. A escalação com 3 atacantes enganou, dando a entender que iríamos atacar os laranjas e fazer bonito no retorno aos jogos em casa. O nosso time se limitou a esparsos momentos de futebol e ficou devendo uma apresentação decente. Só fomos melhores que os holandeses quando eles cansaram. Antes disso, mal conseguíamos manter a bola, em total falta de brilho. O lugar do Elano não é na meiúca, armando solitariamente. Ele é um bom coadjuvante nessa função, mas não pode ser o protagonista. Falta-lhe exatamente a inspiração de um Ganso, que tem o talento para envergar a 10. Nossos laterais estiveram abaixo da crítica. No lado esquerdo, André Santos manteve a sua média - foi ridículo. Não sabe o que fazer com a redonda nos pés. Acho que nem no banco poderia estar, mas, enfim, Mano segue Dunga nessa bobagem. Marcelo é muito mais bola, mas não é chamado para vestir a amarelinha. Daniel Alves, mais uma vez, jogou mal. Bom jogador, mas na Copa e depois dela, não tem repetido as atuações que o consagraram na lateral - muito menos as que faz pelo Barça. Talvez até já valesse a pena investir num outro nome para lhe fazer sombra. A zaga segue sendo nosso ponto forte, com dois bons nomes. Lúcio não tem idade para a próxima Copa, o que sugere a necessidade de ir testando um substituto. Thiago Silva é o cara da zaga. Na meiúca, nosso problema. Ramires, Lucas e Elano não conseguiram criar o jogo. São jogadores de vitalidade, de disposição, mas não têm o tempero para armar o time. Ainda sou mais usar o Arouca nessa composição, por ter mais saída de bola. Na frente, Robinho, Fred e Neymar não se entenderam. O milanista pouco apareceu e o camisa 9 também foi bastante apagado. Neymar até chegou a empolgar a torcida, mais pela imagem de celebridade midiática que pelo futebol apresentado.
Ou seja, fizemos um papelão em jogo que tínhamos orbigação de ganhar. Jogando com força máxima contra uma Holanda cheia de novos atletas, era o momento de brilharmos jogando no ataque, fazendo gols e empolgando a torcida. Ficamos na burocracia.
Mano é um treinador que dá pinta de ser "paneleiro". Demora a mexer no time e não ousa nem em jogos amistosos - sabe-se lá com medo de quê. Se a escalação inicial prometia, o desenrolar do jogo mostrou que o esquema não funcionou. Embora eu não considere o Mano um obtuso como o Dunga, ele também dá sinais de que tem limitações de leitura de jogo e de experimentação. Viveremos dias difíceis na torcida pela Seleção.

Um comentário:

Bruno disse...

Aos poucos o Mano entra no esquema CBF/Nike, o que é uma merda... Faltou você dizer que o Fred não tem vez nessa seleção nunca mais. Um decepção. Atacante que "fura" na entrada da pequena área, não joga nem em várzea.