08 novembro 2010

A reta final

O Brasileirão 2010 entra na reta final com três equipes brigando pela taça. Fluminense, Corinthians e Cruzeiro jogam quatro decisões e quem se sair melhor ficará com o título. O Buátafogo, quarto colocado, ainda tem uma remota chance, mas é carta fora do baralho. Não tem time para operar o milagre.
O Tricolor, líder da competição com 61 pontos, só depende de suas forças. Basta vencer os quatro confrontos e comemorar. O time da camisa mais bonita do Brasil, quiçá do mundo, terá pela frente Goiás (casa), São Paulo (fora), Palmeiras (fora) e Guarani (casa). Não será fácil, pois Bambis, Palmeiras e Guarani não darão moleza.
O Curíntia, segundo colocado com 60 pontos, pega Cruzeiro (casa), Vitória (fora), Vasco (casa) e Goiás (fora). Depende, ainda, de um tropeço do Flu para fazer a festa. O jogo contra a Raposa é visto como uma 'final' por ambos! Os jogos contra Vitória e Vaishco não serão triviais, mas nada tão duro quanto o confronto direto.
Situação parecida vive o Cruzeiro, terceiro colocado também com 60 pontos, perde para os paulistas no saldo de gols. Ainda jogará contra Corinthians (fora), Vaishco (casa), Framengo (fora) e Palmeiras (casa). Uma tabela nada animadora - só pedreira!
O Botafogo, quarto colocado com 55 pontos, terá que ganhar tudo daqui em diante e ainda torcer para que Corinthians e Cruzeiro façam no máximo seis pontos, e o Fluminense cinco. O alvinegro do Rio encara na reta final Ceará (fora), Internacional (casa), Prudente (casa) e Grêmio (fora). Não dá conta do recado e pode comprar os lenços para o chororô!
Libertadores. Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, se não houver uma hecatombe nas próximas rodadas, devem fechar o torneio nas cabeças e garantir vaga na Libertadores do ano que vem. Outras equipes podem lutar pela quarta vaga, mas ela só existirá se nenhuma equipe brasileira conquistar a Copa Sul-Americana.
Botafogo, Furaquinho e Grêmio se engalfinham pela vaga! Botafogo e Grêmio têm confronto direto e só dependem deles mesmos. O Trétis, além de ganhar seus jogos, necessita de um tropeço dos cariocas. Santos (7.º) e Internacional (8.º), ambos com 51 pontos, já estão classificados para o torneio continental por terem ganhado neste ano a Copa do Brasil e a própria Libertadores, respectivamente. São Paulo, nono colocado, e Palmeiras, décimo, se agarram em chances remotas de ingresso no G-4. Devem ficar pelo caminho, pois precisam ganhar tudo e ainda contar com tropeços de Botafogo, Atlético-PR e Grêmio.
Rebaixamento. Na parte intermediária da tabela, Vasco e Ceará só cumprem tabela - já estão tranquilos e não correm nenhum risco de queda. Outros sete clubes lutam para se livrar do fantasma da Série B. Framengo, 13.º com 40 pontos, escapa com uma vitória e um empate. Terá pelo caminho, Atlético-MG (fora), Guarani (casa), Cruzeiro (casa) e Santos (fora). Portanto, deve se livrar do vexame. O Vitória, 14.º com 38 pontos, se livra do perigo com dois triunfos, e os baianos ainda encaram Guarani (fora), Corinthians (casa), Internacional (fora) e Atlético-GO (casa). Não é assim tão fácil... Atlético-GO é o 15.º com 37 pontos e foge do perigo com duas vitórias e um empate. Palmeiras (casa), Avaí (fora), São Paulo (casa) e Vitória (fora) são os próximos adversários. Pedreira! Último fora da zona de rebaixamento, o Galo tem 36 pontos e ocupa a 16.ª posição. Escapa com duas vitórias e dois empates, e tem no caminho Framengo (casa), Palmeiras (fora), Goiás (casa) e São Paulo (fora). Cenário sombrio...
Risco maior. Também com 36 pontos, o Guarani vive situação parecida com a dos mineiros, mas abre a zona de rebaixamento na 17.ª colocação. O time de Campinas ainda joga contra Vitória (casa), Framengo (fora), Grêmio (casa) e Fluminense (fora). Vai precisar de muito Dreher!! Em 18.º, com 34 pontos, o Avaí só escapa com três resultados positivos e um empate. Pega Internacional (fora), Atlético-GO (casa), Santos (casa) e Atlético-PR (fora) e já é se´rio candidato à segundona. O Goiás vive situação ainda pior e só fica na Série A se ganhar todas. Com 31 pontos, ocupa o 19.º lugar e faz os últimos confrontos diante do Fluminense (fora), Santos (casa), Atlético-MG (fora) e Corinthians (casa). Bucha na certa. Em último lugar, com 27 pontos, o Prudente só não cai se vencer tudo e ainda contar com uma combinação de resultados favorável. O time do interior paulista fecha o ano com partidas contra Atlético-PR (fora), Ceará (casa), Botafogo (fora) e Internacional (casa). Tá na Segundona e nem fará falta na Série A.

Nenhum comentário: