27 junho 2007

Cuepa Amuérica

Na Venezuela "socialista" de Chavez, teve início a 42a. Copa América, competição que tem em Uruguai e Argentina, cada um com 14 títulos, os maiores vencedores. O Brasil-sil-sil é o atual campeão e tem 7 canecos.
A Copa América é o torneio de selecionados nacionais mais antigo do mundo. Começou em 1916, quando los hermanos criaram uma competição para comemorar o centenário de sua independência, e convidaram Brasil, Chile e Uruguai - que botou água no vinho argentino e levou o troféu para Montevidéu. Essa competição foi decisiva para a fundação da Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol), no mesmo ano.
No jogo de abertura, esperava-se que o Uruguai mostrasse seu potencial contra um adversário que não tem lá muito o que apresentar. Só que deu zebra. O Peru se aproveitou da inofensividade platina e sapecou um 3x0 que deixou os uruguaios de cabeça baixa. O Peru é ruim do meio para trás e meia-boca dali para frente. O Uruguai tem Lugano na zaga, mas ninguém na frente. Forlán, Estoyanoff e Sanchez nada apresentaram.
Na outra partida, empate entre Venezule e Bolívia, para decepção dos espectadores, num jogo corrido mas cheio de passes errados. Em ambas as equipes, os atacantes são sassariqueiros mas pouco participativos. O boliviano Moreno, então, é "o" fominha. Lembra o Saulo!
O que chamou a atenção foi o fato de, na partida Venezuela x Bolívia, os calções e meias de ambas as equipes eram brancos! Num jogo considerado oficial pela FIFA, os uniformes não teriam de ser distintos na íntegra?
Outro ponto interessante: embora seja um torneio eminentemente sulameriacano, disputado num país sulamericano, com participantes sulamericanos, adivinhem qual foi o idioma utilizado na transmissão oficial? Nem português nem espanhol. Pois é, no país de Chavez, utiliza-se o inglês nas informações das transmissões. Vai entender...


www.copaamerica.com

Nenhum comentário: